Expectativa de vitória arrasadora em Pernambuco

Os institutos de pesquisas, os jornais locais e as forças políticas amanheceram hoje prevendo uma grande vitória eleitoral do campo popular e progressista como nunca houve na historia de Pernambuco.

Para presidente, Dilma deverá alcançar 70% dos votos, José Serra 18% e Marina Silva 12%. Para o governo de Pernambuco, a reeleição de Eduardo Campos, considerando apenas os votos válidos, deverá chegar a 82 % nas intenções de voto, contra 19% do senador da direita Jarbas Vasconcelos. Para as duas vagas do senado, deverá ser confirmada a vitória da chapa “Frente Popular de Pernambuco" com eleição de Humberto Costa, que conta 39% e Armando Monteiro com 32%, restando para o atual senador Marco Maciel, candidato das oligarquias e defensor do regime militar, em torno de 20%.

Votação segue tranquila

Exatos 6.259.850 estão aptos a votar em Pernambuco neste domingo e já se acumulam nas longas filas, que segundo o TRE – Tribunal Regional Eleitoral do Estado são causadas pela falta de “cola” com os números dos candidatos e do título, pois sem o documento o eleitor não sabe em que seção eleitoral deve votar. Além de escolher o presidente, governador e dois senadores, Pernambuco elegerá também 49 deputados estaduais e 25 federais.

Pela primeira, os eleitores pernambucanos de quatro cidades vão exercer seu direito de voto em urnas eletrônicas com identificação pela impressão digital. São 44.193 eleitores da Ilha de Itamaracá e Itapissuma, no Grande Recife, Rio Formoso e Tamandará, no Litoral Sul do Estado. No total, 1 milhão de eleitores, em 56 municípios de 23 Estados testará o mecanismo a novidade tecnológica.

De acordo com o TRE, até o momento oito pessoas foram presas em Pernambuco. Os motivos variam de transgressão à Lei Seca, desacato à autoridade policial que apurava denúncia de compra de votos e boca de urna e transporte de eleitores. O presidente estadual do PCdoB, Alanir Cardoso, que desde cedo tem circulado pelos locais de votação, ressalta que o ambiente é muito positivo. “Em Pernambuco o clima é de tranqüilidade e o PCdoB espera um bom resultado das urnas”.

Pela manhã, Eduardo Campos (PSB), que segundo pesquisas deverá ser reeleito no primeiro turno com a maior votação entre todos os governadores do país, acompanhou a votação da família e dos dois candidatos ao senado, Humberto Costa e Armando Monteiro. À tarde, ele visita a Praça de Casa Forte, um local de concentração de militantes. Às 20h, concede entrevista coletiva no Recife Monte Hotel, em Boa Viagem. Como acontece tradicionalmente, a esperada comemoração deve acontecer no Marco Zero.

Depois de votar acompanhado da mulher e dos filhos, o governador Eduardo Campos (PSB), que deve ser reeleito neste domingo em primeiro turno com uma votação histórica e com larga vantagem sobre o principal adversário, senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), acompanhou a votação dos candidatos ao Senado por Pernambuco, Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB). O candidato petebista vota no município de Ribeirão, próximo à Capital. “Estamos muito confiantes para ouvir a expressão da sociedade pelo que realizamos a frente do governo e pela campanha bonita e limpa que fizemos. Hoje é um dia muito emocionante, onde todo mundo vota, do sertão ao cais”, afirmou o governador.

Durante todo o dia, o governador deve acompanhar a movimentação das eleições do comitê central da campanha ou ainda da sede do partido. “Estamos muito perto do momento decisivo, às 19 horas já devemos estar com o resultado consolidado”, adiantou Eduardo.

PCdoB confiante em um bom resultado

Com uma campanha combativa e muito dinâmica os dois candidatos a deputado federal, Luciana Santos e Nelson Pereira, e os seis candidatos a deputado estadual, Luciano Moura, Luciano Siqueira, Augusto Simões, Doutor Carlinhos, Jorge Carreiro e Vicente André Gomes, nutrem esperanças de um resultado muito positivo para o PCdoB o que viria a consolidar o processo de crescimento e participação ativa na política estadual.

Nesta manhã, os candidatos comunistas estão percorreram as ruas e as zonas eleitorais com as cores do partido, para agradecer o apoio durante esses meses de campanha. Segundo informações, eles estão sendo muito bem recebidos pelos eleitores que reafirma o desejo de aprofundar as mudanças implementadas no Brasil e em Pernambuco.

A candidata a deputada federal, Luciana Santos votou logo cedo, na faculdade de Ciências Humanas de Olinda- FACHO, na PE-15, acompanhada pelo candidato a deputado estadual Luciano Moura. Assista abaixo o depoimento do ministro da Cultura Juca Ferreira, a favor da eleição de Luciana, divulgado na semana passada:

Do Recife,
Elaine de Paula e Audicéa Rodrigues.