Começa hoje o Guia do 2º Turno

SÃO PAULO (AE) – Começa hoje a propaganda eleitoral gratuita para o segundo turno com os candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Cada coligação terá dez minutos para a veiculação na TV do programa eleitoral em bloco no período da tarde, às 13h, e outros dez à noite, às 20h30.

No Rádio, os programas em bloco serão transmitidos às 7h e ao meio-dia. Os candidatos aos governos estaduais, em Estados nos quais também haverá segundo turno, terão tempo semelhante.

Este ano o horário eleitoral começou mais cedo no segundo turno. Em 2006, o programa só voltou 15 dias após o resultado do primeiro turno. As principais diferenças da propaganda do primeiro para o segundo turno são o tempo dividido igualmente entre os dois candidatos e o programa apresentado também aos domingos. A resolução que estabelece as regras para a propaganda dos presidenciáveis nesse segundo turno foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão na última terça-feira.

Após a proclamação do resultado das eleições, pelo presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, os partidos políticos e as emissoras de rádio e TV têm 48 horas para dar início aos programas. O programa começa, tanto no rádio quanto na TV, com a propaganda eleitoral de Dilma, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, que obteve a maior votação no primeiro turno. José Serra, da coligação O Brasil Pode Mais, será o segundo. O TSE decidiu que Dilma vai começar o horário porque teve mais votos no primeiro turno. O guia irá até o dia 29 de outubro, dois dias antes da eleição. Também para o segundo turno cada candidato terá direito a 7 minutos e 30 segundos de inserções de no máximo 30 segundos a serem distribuídas pelas emissoras ao longo da programação diária.

Fonte: Folha de Pernambuco