Meia passagem pode virar realidade para universitários do Rio

O Prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que institui a meia passagem para estudantes universitários cotistas, ou bolsistas do Programa Universidade para Todos – ProUni.

Para ter direito a esse benefício o estudante deverá estar matriculado em uma instituição de ensino superior do município do Rio de Janeiro, e só poderá utilizar o benefício em no máximo duas meias passagens diárias, o que representa quarenta e quatro passagens por mês, não podendo acumular créditos para outros meses.

O vereador Roberto Monteiro (PCdoB) aprova a iniciativa do prefeito: “É muito importante termos projetos como esse. Universitários que se beneficiaram por cotas ou pela oportunidade do ProUni, muitas vezes têm que enfrentar mais uma dificuldade, o deslocamento, sem condições financeiras acabam por desistir da tão almejada vaga. E esse projeto é uma forma de minimizar a evasão desse grupo de estudantes, e por pensar dessa maneira é que apoio o projeto do prefeito Eduardo Paes”. O projeto ainda vai para apreciação das comissões na Câmara Municipal.

Segundo a presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), Flávia Calé, “a luta da meia passagem é antiga no movimento estudantil do estado, onde o lobby dos empresários de ônibus sempre impediu esse debate. Essa discussão da meia passagem, ainda que restrita, pode significar uma grande vitória para os estudantes do Rio, mas vamos lutar para que seja ampliada para todos”.

Alunos da Faetec serão beneficiados com passe livre

O governo do estado decidiu que 50 mil estudantes das 142 unidades da Faetec terão direito ao RioCard. Os alunos terão direito a duas passagens diárias, e só receberão alunos que estiverem devidamente matriculados, e que frequentem as aulas. Essa medida tem a função de evitar a evasão escolar, que hoje gira em torno de 35%.

O passe livre começa a ser distribuído a partir do dia 18 de outubro, para 8 mil alunos de 24 unidades.