Sem categoria

OMS lança guia simplificado sobre desordens mentais

Manual, de menos de 100 páginas, facilita formas de tratamento da depressão, da epilepsia e de problemas causados por uso de álcool e pode ser usado por profissionais da saúde não-especializados em neurologia.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, lançou um guia para tratamento e diagnóstico simplificados sobre doenças mentais e desordens neurológicas.

O "Guia Intervenção" tem menos de 100 páginas, e foi elaborado para ajudar no tratamento da depressão, de problemas psicológicos causados por uso de álcool, epilepsia e outros casos.

Enfermeiras

O manual da OMS pretende ajudar profissionais não-especializados em saúde mental a diagnosticar as doenças logo no primeiro contato com o paciente. O grupo inclui médicos, enfermeiras e trabalhadores da saúde.

Segundo a agência da ONU, quase 95 milhões de pessoas com depressão não recebem qualquer tipo de tratamento ou atenção.

A OMS acredita que mais de 75% das pessoas com problemas mentais e que vivem nos países em desenvolvimento não têm acesso a cuidados médicos. Este grupo inclui 25 milhões de pessoas com epilepsia.

Posto de Saúde

O objetivo do manual é fazer com que os doentes possam receber uma opinião médica para tratamento já no posto de saúde, o que ajudaria a aumentar o número de pessoas com cuidados adequados.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, disse que o manual transforma o mundo da experiência clínica e da especialização. Para Chan, o guia oferece conselhos de forma sucinta e prática.

A agência da ONU deverá oferecer ajuda técnica aos parceiros que queiram implementar as diretrizes do guia. Um projeto piloto já ajudou a lançar a iniciativa em seis países incluindo Etiópia, Jordânia e Panamá.

O lançamento do manual antecede as comemorações do Dia da Saúde Mental, marcado neste domingo.

Fonte: Rádio das Nações Unidas