Cordel Umbilical traz 20 anos de cartas trocadas por mãe e filhos

O livro Cordel Umbilical traz a correspondência poética trocada durante vinte anos entre Dona Idalzira Bezerra (86 anos) e os seus filhos Joan Edesson e Zerivan Oliveira, aos quais se juntou, no último ano, a neta Geórgia. O livro foi prefaciado pelo pesquisador, poeta e dramaturgo Oswald Barroso.

Cordel Umbilical

Aos 86 anos, Dona Idalzira Bezerra publica seu primeiro livro. O lançamento do Cordel Umbilical será nesta sexta-feira (22/10), a partir das 19h, na Casa de Juvenal Galeno. Sobre o livro, o dramaturgo, professor universitário e pesquisador da cultura popular, Oswald Barroso, que assina o prefácio, escreveu:

“Para preencher o vazio de seu mundo, a maga Idalzira armou uma dimensão de versos e rimas. Fez-se aranha rainha, lançou suas linhas e estendeu sua teia entre os caibros, ligando filhos e netos. Dor e solidão, distância e separação, espera e abandono tratou de encantar em poesia. Por carta novamente a prole dos Bezerra deu corpo ao Cedro do velho João. Fez reviver os romances de amor, o lirismo dos trovadores, mas também os torneios cavaleirescos, os desafios, as disputas, os repentes, o humor corrosivo, o sarcasmo até, a valentia, a pabulagem, a briga, a dor, a traição, o ciúme, a intriga (por que não?), todos eles ingredientes indispensáveis para uma cantoria cheia de suspense ou para um cordel repleto de imprevistos.

Por tratar-se de um livro de correspondência poética, entre uma mãe e os seus, a obra já teria assegurado seu interesse e sua originalidade. De quebra, Idalzira ainda nos brinda com uma série de sonetos e outros poemas, em que fala de sua vida, de seus sentimentos, de sua família, de seus alunos e de sua terra, o Cedro. Trata-se, além do mais, de uma crônica do cotidiano rural, de um rico testemunho dos costumes, da política, da vida nos sítios, dos valores morais e do imaginário de uma vila sertaneja, onde ainda havia tempo e espaço para traduzir o mundo em poesia.”

Também em versos, o filho Joan Edesson convida amigos para o lançamento da publicação:

Venho aqui caros amigos
Com muito gosto e prazer
E com carinho por todos
Quero um convite fazer
Um lançamento que inspira
Do livro de Idalzira
Breve irá acontecer

Em vinte e dois de outubro
Num local aconchegante
Casa Juvenal Galeno
Que foi poeta importante
Vamos todos nos reunir
Para de pé aplaudir
A poetisa estreante

Às sete horas da noite
No já citado local
Todos estão convidados
Pra uma noite cultural
Para ouvir a grande lira
Da poesia de Idalzira
Em “Cordel Umbilical”

Serviço

Lançamento do Livro Cordel Umbilical, de Idalzira Bezerra de Oliveira

Local: Casa de Juvenal Galeno (Rua General Sampaio, 1128 – Próximo ao Teatro José de Alencar)
Data: Dia 22 de outubro de 2010 (sexta-feira)
Hora: a partir das 19h