João Ananias lembra Dia do Médico e destaca melhorias conseguidas

O deputado João Ananias (PCdoB) lembrou, em pronunciamento feito durante a sessão desta terça-feira (19/10), na Assembleia Legislativa, o Dia do Médico, que foi comemorado ontem e destacou melhorias conseguidas durante a atual gestão estadual. “Não por ser médico, mas por ser militante da área de saúde pública, não poderia deixar de destacar a importância do médico para a saúde pública do nosso Estado, no nosso País e para a humanidade ao longo da história”, afirmou.

Ananias disse que os médicos enfrentam cada vez mais dificuldades e uma sobrecarga de trabalho, em especial os que estão nas emergências, resultado do aumento do número de pacientes vítimas de acidentes de trânsito e da violência. O deputado se disse inclusive preocupado com os novos profissionais médicos, que estão cada vez mais fugindo das emergências. “Eles escolhem especialidades que estejam o mais distante possível das emergências, exatamente pra sair do front de uma verdadeira guerra que é hoje uma emergência”, relatou.

Em razão disso, João Ananias defendeu que o poder público precisa cada vez mais tentar combater a causa da sobrecarga das emergências, atacando as causas da violência e dos acidentes de trânsito.

O deputado ressaltou também o trabalho que vem sendo feito pelas instituições médicas, como o Conselho Regional de Medicina do Ceará e o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, parabenizando os presidentes das duas entidades, os médicos Ivan Moura Fé e José Maria Pontes, respectivamente. João Ananias lembrou ainda que os médicos conseguiram, no atual Governo, uma vitória importante, que foi a concretização do plano de cargos, carreiras e salários da categoria.

Os deputados Moésio Loiola (PSDB), Fernando Hugo (PSDB) e Roberto Cláudio (PSB) fizeram apartes ao pronunciamento de Ananias e também parabenizaram os médicos pelo seu dia. Moésio lembrou de nomes como Régis Jucá e Haroldo Juaçaba e parabenizou em especial os médicos que trabalham no interior do Estado, exercendo verdadeiro “sacerdócio”.

O deputado Roberto Cláudio também mencionou o plano de cargos conseguido pela categoria médica do Estado. Segundo ele, foi uma demonstração de reconhecimento do Governo Cid Gomes com os médicos. “O Estado estava perdendo ao longo dos anos competências dos mais diversos setores e esse plano reconstruiu a dignidade da profissão médica do estado do Ceará”, avaliou.

Áudio (Disponibilizadas no Portal por uma semana)

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da AL