João Ananias reclama das operadoras de telefonia móvel

O deputado João Ananias (PCdoB) fez pronunciamento na Assembleia Legislativa, na última sexta-feira (15/10), para denunciar as operadoras de telefonia, por desrespeitarem a lei que regulamenta o setor. Segundo ele, a população está à mercê da própria sorte, porque não tem a quem reclamar. Os consumidores são atendidos por secretárias eletrônicas que não dão soluções aos reclamos, conforme explicou.

O parlamentar pediu que a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia tome providências quanto a ineficiência dos serviços. Ele citou matéria de jornal mostrando que as operadoras de telefonia móvel são as empresas que receberam mais reclamações no Brasil. “Todas as operadoras estão no mesmo patamar, prestando precários serviços”, avisou.

João Ananias revelou que durante suas andanças pelo Interior, na campanha eleitoral, constatou que o serviço de telefonia móvel só existe no miolo dos centros urbanos. “Em outras áreas há sombras, a ligação cai e obriga o usuário a fazer nova chamada, pagando em dobro pelo serviço que não é barato. É preciso que tomemos uma posição. Esse é um serviço muito caro para o poder aquisitivo do nosso povo”, acentuou.

Reclamações vão de cobranças indevidas, mau atendimento para cancelar serviço, e congestionamento das linhas. “É um direito comprado, mas a preocupação da operadora é apenas em ocupar o mercado, e não com a qualidade dos serviços. É um insulto à nossa gente”, previu. Para Ananias, os órgãos precisam tomar providência e evitar os abusos. “Em nosso Estado, nos últimos cinco anos, a telefonia móvel cresceu 424 %. São 4,5 milhões de consumidores que usam um serviço de má qualidade”, lamentou.

Em aparte, o deputado Heitor Férrer (PDT) disse que há instituições que se julgam maior que o próprio Estado. “O serviço que está sendo prestado por empresas arquimilionárias, porém a qualidade é precária”, criticou. O pedetista defendeu a realização de uma audiência pública para tratar do assunto. “No ano passado, foram vendidas 2,2 milhões de linhas novas, sem a menor preocupação com a melhoria da qualidade. Isso é o resultado do processo de entrega de serviços públicos para a iniciativa privada”, criticou.

O deputado Welington Landim (PSB) disse que há um ano vem falando sobre o tema. “As pessoas pensavam que não ia acontecer nada com os meus pedidos de explicação a Tim. Recebi resposta pífia, dizendo que não há planejamento para demanda de assistência, mas há planejamento para a venda”, destacou.

O parlamentar afirmou que cobrou uma ação do Procon da Assembleia, e que se associa a tudo que está sendo dito neste momento. “Temos de fazer valer o nosso papel de parlamentar para defender o consumidor cearense que vem sendo altamente prejudicado por empresas que faturam milhões e não prestam serviço minimamente eficiente”, concluiu.

*Áudio (Disponibilizadas por uma semana)

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL