Artistas e entidades se reúnem em ato de apoio a Dilma

Praça Pedro II ficou lotada durante o evento, que contou com mais de 2 mil pessoas.

A tarde da última quarta-feira (27) foi de muita mobilização em Teresina. A classe artística se uniu a diversas entidades sindicais e do movimento comunitário e foi às ruas para declarar o seu apoio à candidata Dilma Rousseff.

Mais de 2 mil pessoas lotaram a praça Pedro II, no centro de Teresina, com bandeiras, faixas e cartazes expressando a opção que farão na urna no próximo domingo (31). O ato com a presença também de deputados estaduais, lideranças comunitárias e sindicais e da militância do PCdoB-PI.

Durante o evento, o secretário do Sindicato dos Artistas do Piauí Gardiê Silveira realizou a leitura do “Manifesto dos Artistas e Intelectuais Piauienses a Favor de Dilma”. Confira abaixo o texto na íntegra:

O Governo do Presidente Lula, no que concerne à melhoria da qualidade de vida e níveis de satisfação da sociedade, sem dúvida, já pode ser considerado um divisor muito positivo na história do Brasil.

Nesse processo, a ousadia das políticas públicas apresentadas pelo Ministério da Cultura, ao acreditar no protagonismo efetivo dos agentes sociais, provocaram uma ebulição na cultura nacional, exaltando o diverso da tradição e do contemporâneo; revelando identidades por meio do acesso, da descentralização e democratização das ações culturais, respeitando a diversidade cultural brasileira – “desescondendo” o Brasil.

Antes, os parcos recursos da cultura eram destinados apenas para poucos: artistas renomados e regiões. Hoje, através dos seus diversos e abrangentes editais*, os mais longínquos municípios e atores culturais podem participar desta Rede. Desde os grupos tradicionais (bumba-meu-boi, reisado, tambor de crioula, congos, dentre outros); grupos contemporâneos e da periferia dos grandes centros aos assentamentos; comunidades indígenas e quilombolas, as políticas de cultura se apresentam para todos!

Mostrou-se a cara do Brasil, fez-se de fato uma política cultural: uma legítima revolução. Se a cultura é o que nos identifica e o artista é a antena da humanidade, não cabe mais o retrocesso.

Não vamos retroceder!
Nós, artistas e intelectuais piauienses que assinamos este Manifesto, votamos em Dilma para Presidente!

Da redação local