Sem categoria

Paim: Dilma tem compromisso com fim do fator previdenciário

O senador Paulo Paim (PT-RS), reeleito com 3,8 milhões de votos, está percorrendo as cidades gaúchas para agradecer sua votação e pedir votos para a candidata Dilma Rousseff (PT) no segundo turno. Defensor do fim do fator previdenciário, Paim destaca em seu discurso o compromisso assumido pela candidata no primeiro turno de acabar com o fator previdenciário criado pelo governo de Fernando Henrique Cardoso.

“A Dilma se comprometeu, sendo fiel ao que ela disse, a ouvir todas as centrais, as confederações de aposentados e os parlamentares que são contra o retrocesso na Previdência Social. Ela quer chegar a uma proposta de consenso. E nós queremos o fim do fator previdenciário”, afirmou.

Segundo Paim, Dilma fez a declaração em reunião organizada por ele com representantes de sindicatos de aposentados dos “estados mais fortes”.

“Não tenho medo nenhum de enfrentar o debate da Previdência, redefinir receitas e provar que não há déficit. Nossa previdência é superavitária, saudável para os próximos 500 anos, basta garantir as fontes de recursos, inclusive do pré-sal”, diz Paim destacando que seu eleitorado cresceu 100% de 2006 para 2010 – época em que trocou a bandeira do aumento real do salário mínimo, que defendeu quando deputado, pela do fim do fator previdenciário.

Paim falou também sobre o movimento popular ocorrido recentemente na França, por conta da reforma da Previdência proposta pelo governo Sarkozy, que eleva a idade mínima para aposentadoria de 60 para 62 anos. No Brasil, a idade mínima para garantir o benefício pleno é de 65 anos.

"Lá o trabalhador e o empregador contribuem com o mesmo percentual, aqui, o trabalhador contribui com três vezes mais que o trabalhador francês. Então nosso sistema já é mais penoso do que o deles. São sistemas totalmente diferentes", explicou.

Fonte: Poder Online