Sem categoria

Hillary desembarca no Vietnã no meio de uma polêmica com a China

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, chegou nesta sexta-feira (29) ao Vietnã, sob as críticas da China por suas declarações a respeito das ilhas Diaoyu, consideradas ingerência nos assuntos internos da China.

O suposto desejo de Hillary de recompor as relações de seu país com Pequim começou com o pé errado, devido a comentários feitos no Avaí, que foram criticados pelo Ministério de Relações Externas da China.

A chefe da diplomacia estadunidense realiza sua segunda visita ao Vietnã em apenas três meses, para participar da Cúpula da Ásia Oriental, que procura garantir sua posição nessa região.

Mas Hillary contradisse seus votos de boa vontade ao acertar com o governo japonês um tratado de segurança que inclui as ilhas Diaoyu, fonte de recente conflito entre China e Japão.

A ex-primeira dama estadunidense disse então que as ilhas estariam na abrangência do tal acordo, e a China logo repudiou o comentário, reivindicando a soberania indisputável sobre tal território.

"As ilhas Diaouyu são parte integral do território chinês desde tempos imemoriais e nunca aceitaremos sua entrada em acordos estrangeiros", advertiu Ma Zhaoxu, porta-voz da chancelaria.

Durante sua visita anterior ao Vietnã, Hillary também criou polêmica ao intrometer-se nas disputas do Mar Ocidental, pouco antes do início de exercícios navais combinados entre Estados Unidos e Coreia do Sul.

Fonte: Prensa Latina