Boca de urna aponta vitória com folga de Agnelo no DF
O candidato do PT ao governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, deve levar com folga o segundo turno das eleições contra Weslian Roriz (PSC). Na pesquisa de boca de urna divulgada neste domingo (31) após o fechamento das urnas, Agnelo aparece com 63% dos votos válidos, quando são desconsiderados os brancos e nulos. Sua adversária aparece com 37%.
Publicado 31/10/2010 17:48
A campanha no segundo turno no DF foi marcada pelo despreparo de Weslian, que após o fiasco no primeiro debate faltou à maioria dos outros debates, que se transformaram em entrevistas com Agnelo.
A candidata do PSC entrou na disputa no lugar do marido, Joaquim Roriz, pouco antes da votação no primeiro turno. A substituição aconteceu após indefinição do Supremo Tribunal Federal (STF) se Joaquim Roriz podia ou não ser candidato já que tinha sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Ele renunciou ao mandato de senador para fugir a uma cassação, acusado de corrupção quando foi governador do DF.
A campanha de Weslian foi de ataques a Agnelo e de promessas que dificilmente seriam cumpridas, como a anistia de todas as multas de trânsito registradas até o dia 30 de setembro deste ano.
No primeiro turno, Agnelo teve 48,4% dos votos válidos, menos de dois pontos percentuais que o necessário para levar as eleições. Weslian teve 31,5%, Toninho (PSOL) 14,2% e Eduardo Brandão (PV) 5,6%. No segundo turno, enquanto Brandão anunciou apoio a Agnelo, Toninho manteve-se neutro.
De Brasília
Com agências