Caminhada em Salvador reúne 3 mil pessoas em apoio a Dilma

As ruas do centro de Salvador foram tomadas por bandeiras, faixas e frases de apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência durante a tarde desta sexta-feira (29/10), do Campo Grande à Praça Municipal. Sob os gritos de “Dilma! Dilma!”, parlamentares, integrantes do movimento social e de organizações sindicais, e a militância dos partidos que compõem o arco de alianças da coligação “Para o Brasil seguir mudando” realizaram a última caminhada da campanha, reunindo 3 mil pessoas.

caminhada Salvador

“Esta manifestação é o fechamento de uma campanha amplamente vitoriosa. E ela é vitoriosa exatamente por isso; porque pôde combinar a boa apresentação das propostas e do projeto que nós representamos, e sensibilizar, mobilizar e apaixonar pessoas para incorporar esse nosso projeto.”, destacou o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida. E o grande diferencial desse projeto é, justamente, o direcionamento das ações aos que mais necessitam; completa ele. “Estando a Bahia num novo momento a partir da eleição de Wagner, e tão vinculada às políticas públicas do Governo Federal, para os baianos fica muito mais nítida a diferença entre o projeto anterior e o que Lula encaminhou, e que Dilma representa”.

A opinião é unanimidade entre os integrantes do movimento social. Para o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Adilson Araújo, o governo Lula abriu uma nova perspectiva para o segmento, na qual os trabalhadores tiveram a oportunidade de apresentar sua agenda de reivindicações. “Nós acreditamos que Dilma mantém uma sintonia com esses anseios e expectativas de valorização do trabalho e do trabalhador, para fazer com que o Brasil cresça e se fortaleça cada vez mais”, afirmou.

Já para a vereadora Olívia Santana (PCdoB), uma das fundadoras da União de Negros pela Igualdade – Unegro, a candidata representa o único caminho viável para o fortalecimento de políticas de promoção da igualdade racial. “A turma de Serra (PSDB) foi aos tribunais, contras as políticas de ações afirmativas, contra o Prouni e contra as políticas de cotas. Portanto, a eleição de Serra seria um grande retrocesso”, pontuou.

O movimento de mulheres e da juventude também marcou presença na caminhada. A União da Juventude Socialista – UJS, a juventude do PT e do PSB, os grêmios estudantis e a União Brasileira de Mulheres – UBM somaram-se aos sindicatos dos Bancários, Comerciários, Construção Civil, Médicos, Rodoviários, Metalúrgicos, Movimento dos Sem-Teto e Vigilantes; entre outros. “A campanha de Dilma conseguiu envolver massivamente os movimentos sociais; então é uma mulher que vai refletir o conteúdo diverso; de mulheres que estão defendendo mais combate à violência, da juventude que vai lutar por mais direitos e mais investimentos na educação, dos trabalhadores e trabalhadoras pela diminuição da jornada. Pela primeira vez, o Brasil vai ter uma mulher conduzindo o centro político do país e sendo protagonista de um projeto que está avançando nessas mudanças”, ressaltou a secretária estadual de Juventude do PCdoB e integrante da coordenação nacional da UBM, Daniele Costa.

A caminhada reuniu, ainda, mais de 30 associações de bairros. “Os moradores estão conscientes, principalmente, que a gente não pode deixar cair a bola nesse momento importante, porque só quem vai sofrer são os movimentos sociais que têm, no Governo Lula, um grande apoio. E no governo de Dilma, com fé em Deus, vai redobrar essa parceria”, aposta o presidente da Associação de Moradores de Pirajá, Pedro Gonçalves.

Diante do clima de otimismo e da grande mobilização da militância constatada durante todo o trajeto, a expectativa para o domingo é de vitória. “Não só porque há uma unanimidade entre os institutos de pesquisa, apontando a vitória das forças populares da candidatura de Dilma, como pelo que a gente percebe e sente na relação com as pessoas”, emendou o deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB). “Daqui até lá, nós vamos continuar vigilantes, mas muito confiantes numa vitória ainda maior do que aquilo que as pesquisas estão indicando. Manobras e tentativas de manipulação sempre têm acontecido, mas nada disso foi capaz de mudar a decisão do eleitor brasileiro de continuar esse projeto e escolher Dilma presidente”, ratificou Daniel Almeida.

De Salvador,
Camila Jasmin