Após as eleições, o PCdoB-Pará avalia, organizando a luta

Venceu o povo brasileiro, com a eleição da Dilma Rousseff presidenta, dizendo não ao retrocesso, ao obscurantismo, ao reacionarismo de todas as marcas e cores, ao neoliberalismo representado por Serra.

Venceu a soberania, a democracia, o desenvolvimento sustentável com geração de emprego e distribuição de renda, os direitos sociais. Venceu o projeto do Brasil de Tiradentes, de José Bonifácio, de Zumbi dos Palmares, de Maria Quitéria, de Getúlio Vargas, de Lula, de João Amazonas, dos Guerrilheiros do Araguaia, enfim de todos que sonham com um país soberano, democrático, desenvolvido e socialmente justo. Venceram os defensores do multilateralismo, da autodeterminação dos povos, os anti-imperalistas e amantes da paz entre os povos.

No Pará houve um retrocesso com a eleição do neoliberal Simão Jatene. Perdem o povo paraense, os movimentos sociais, as forças populares, progressistas e democráticas representados pela candidatura de Ana Júlia a governo do Estado. Sem dúvida, fato dessa magnitude deve ser analisado criteriosamente, de forma multifacética, buscando as reais causas para servir de ensinamentos. Afinal, a luta por um Pará democrático, desenvolvido e justo com seu povo é a dedicação de vida de milhares de paraenses natos ou por adoção, que no mínimo deve ser valorizada pelas forças políticas que as representa.

O Partido comunista do Brasil, no Estado do Pará, batalhou do começo ao fim pela eleição de Dilma e reeleição de Ana Júlia em todas as regiões, na maioria dos municípios, com centena de filiados, militantes e apoiadores, com suas dezenas de candidatos e candidatas. Enfrentou as dificuldades de uma campanha adversa a nível estadual na defesa de um projeto de Pará anti-neoliberal, pela continuidade das mudanças em processo. O PCdoB tem a consciência que cumpriu a sua parte, apesar das limitações existentes, buscando contribuir nas diversas trincheiras de luta.

O PCdoB/Pará combateu bravamente pelo seu projeto de recolocar o Partido no parlamento federal e estadual. Infelizmente não conseguimos alcançar as nossas metas de eleger deputado federal e deputado estadual, embora ainda estejamos brigando no TSE pela validade de nossas candidaturas que estão sub-judice, e, caso isso se confirme, podemos ter uma representação na Assembleia Legislativa.

Agora, após as eleições e prestação de contas de nossos candidatos, o Partido deve entrar na fase das avaliações, da reorganização de suas instâncias e da capitalização dos dividendos de campanha.

Nesse sentido, a Comissão Política discutirá e apresentará uma proposta de avaliação criteriosa e substanciada ao Pleno do Comitê Estadual que aprovará um documento que deve ser apresentado e discutido com a militância partidária, em plenárias municipais ou distritais, reuniões ou plenárias regionais, ou outros formatos que a direção estadual definir, cujos relatórios devem contribuir com o documento final. O fundamental é a contribuição, se possível de todo o Partido, para que essa avaliação represente a realidade vivida nas eleições 2010, e nos sirva de ensinamentos para o fortalecimento do PCdoB e vitórias na batalhas futuras.

Ao mesmo tempo, o Partido deve entrar imediatamente em funcionamento em suas mais diversas frentes de atuação, a começar pela direção estadual, direções municipais e distritais, organizações de base e coletivos partidários. O tempo não Pára e a luta também. Todos os dirigentes e militantes devem assumir seus postos de batalha, há muita coisa a realizar: organizar o povo para avançar nas mudanças no Brasil, com a eleição de Dilma; organizar o povo em movimento para combater com veemência qualquer atitude de retrocesso neoliberal, no Pará.

O PCdoB/Pará realizou uma campanha mobilizando centenas de apoiadores de todas as frentes de luta; comunicou e estabeleceu relações políticas com muitas lideranças do povo; defendeu projetos justos para a maioria dos brasileiros e paraenses. Portanto, faz-se necessário, que os comitês municipais e distritais reúnam imediatamente para fazer o balanço do desempenho do Partido local na batalha eleitoral e desenvolva ações de filiação, de debate político e de formação, para o fortalecimento do PCdoB para as futuras lutas.

Portanto, camaradas, mãos às obras, e bola pra frente.

Belém, 05 de novembro de 2010

Érico de Albuquerque Leal – Secretário Político do Comitê Estadual do PCdoB/Pará