Ney Campello é homenageado pelo Conselho de Educação de Salvador

Por conta da sua gestão à frente da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o atual secretário extraordinário para Assuntos da Copa 2014, Ney Campello, será homenageado pelo Conselho de Educação de Salvador com o título de “Educador do Ano”. A cerimônia será nesta segunda-feira (08/11), às 9h, no próprio gabinete da Secretaria, no Solar Boa Vista de Brotas.

Campello esteve à frente da pasta nos anos de 2006 e 2007, herdando o cargo da então titular Olívia Santana, vereadora do PCdoB de Salvador, que geriu a Secretaria em 2005. “O trabalho que desenvolvemos lá deixou marcar importantes para a educação pública municipal”, afirmou.
A principal conquista, segundo ele, foi a retirada da figura do secretário de Educação da condição de presidente do Conselho Municipal, deixando a escolha a cargo dos seus próprios integrantes. “A partir da nossa gestão, ampliamos a participação da sociedade civil no Conselho, entendendo que, como órgão fiscalizador da política pública municipal, é imprescindível ter esse grau de autonomia; o que reflete também o próprio ideário do PCdoB, do ponto de vista da democratização da gestão do ensino público”, pontuou.

Com o partido na gestão da Secretaria, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb de Salvador cresceu de 2,8 para 3,8, alçando a capital baiana da penúltima para a 16ª posição entre as capitais brasileiras. “Acendemos, portanto, dez casas no sentido da qualidade da educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental em 2007”, ratificou Ney Campello. Este ano, entretanto, houve um pequeno recuo no índice, caindo para 3,7.

De Salvador,
Camila Jasmin