Orçamento da União prevê mais de 310 milhões para Refinaria no CE

A proposta orçamentária para 2011 enviada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional prevê, através do programa Refino de Petróleo, recursos da ordem de R$ 310 milhões 275 mil para Refinaria Premium II que será instalada no Ceará.

A informação é do senador Inácio Arruda, lembrando também, que a peça orçamentária destina ainda R$ 38 milhões e 608 mil para a Modernização e Adequação do Sistema de Produção da Unidade de Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste – Lubnor, sediada em Fortaleza.

Inácio considerou de extrema importância a declaração da presidente eleita Dilma Rousseff quando disse, durante entrevista coletiva, que “a refinaria prevista para ser construída em território cearense é crucial para a exploração do pré-sal, juntamente com os complexos petroquímicos do Maranhão e de Pernambuco”. Segundo Dilma, as refinarias permitirão o melhor aproveitamento do petróleo do pré-sal. E acrescentou: “Temos de ter duas refinarias Premium não por uma mania de grandeza, mas por uma questão estratégica”.

Em maio de 2010, a capacidade total de refino da Petrobrás era de 2,2 milhões de barris diários. Com cinco novas refinarias instaladas até 2015, passará a ser de cerca de 3,5 milhões de barris/dia. O começo da operação da refinaria do Ceará (Premium II) está previsto para 2017, com capacidade para refinar 300 mil barris por dia. "Você tem que refinar porque quando se refina, o preço do petróleo sobe mais que proporcionalmente ao custo do refino e te permite entrar em uma outra área, delicadíssima, que chama-se petroquímica. Que, aí, o ganho é acima de mil por cento. E todo o desenvolvimento de todo país do mundo é petroquímico-dependente", acrescentou a presidente eleita.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda