PCdoB responde equívocos e precipitações de jornal

A composição do secretariado da próxima gestão do governo estadual tem fomentado afirmações prematuras por parte da imprensa. Ontem (9), por exemplo, o jornal A Crítica publicou na coluna SIM&NÃO duas notas equivocadas sobre a situação do PCdoB. Uma sobre a participação dos militantes do partido na Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) e outra sobre a participação dos comunistas na Secretaria Municipal de Esportes (SEMESP) até meados de 2008.

Na primeira nota, o jornal passou a idéia de que existe quantidade considerável de militantes do partido na SEJEL. Na segunda, errou ao dizer que o atual titular da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Semdej), Fabrício Lima, demitiu 90% de comunistas quando assumiu a pasta. Sendo, que quando chegou não havia mais nenhum no órgão. Este último dado, não foi corrigido pelo jornal na edição de hoje.

Confira abaixo as notas de esclarecimento do PCdoB e da SEJEL sobre o assunto:

Ao Jornal A Crítica

Senhor editor(a) deste conceituado jornal, em virtude das duas notas de títulos
“Exigência” e “Espelho”, publicadas na coluna “Sim&Não” na edição desta terça-feira 9 de novembro, gostaríamos de prestar os seguintes esclarecimentos:

1) Os únicos postos ocupados por militantes do nosso partido na Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (SEJEL) são os cargos de Secretário e Secretário Executivo, respectivamente ocupados por Júlio César Soares da Silva e Christian Barnadd Daniell Gomes. Ao contrário da conotação que a nota transmitiu;

2) Quanto à indicação de Josué Neto para a pasta na próxima gestão do executivo estadual, acreditamos ser parte das especulações que se iniciam com a abertura da montagem da equipe do próximo governo, do qual também devemos fazer parte. Lembramos que tais discussões estão apenas no início e, portanto, qualquer informação sobre tais definições nesse momento são infundadas ou, no mínimo, inconsistentes;

3) Este jornal cometeu outro equívoco ao afirmar que o titular da Secretaria Municipal de Esportes – atual Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej) -, Fabrício Lima, demitiu 90% dos comunistas que estavam na pasta. Entregamos nossos cargos na antiga SEMESP ainda na gestão de Serafim Correa. Depois de sairmos por completo daquela gestão, a SEMESP teve dois outros secretários: Evilázio Nascimento e Sótaro Pío. Logo, não havia nenhum militante do nosso partido quando Fabrício Lima assumiu a pasta. Impossível ele ter demitido qualquer comunista, pois 90% de zero é igual a nada.

Da mesma forma que os equívocos cometidos nas referidas notas, gostaríamos de que as informações acima se tornassem de conhecimento dos leitores deste jornal.

Atenciosamente,

Comissão de Comunicação do PCdoB-Amazonas
Sec. de Comunicação do PCdoB-Manaus

Conforme nota divulgada na edição de 09 de novembro, na coluna Sim e Não deste periódico, informamos o seguinte:

Esta coluna comete mais um equivoco na informação ao leitor ao afirmar e comparar a Secretaria de Estado da Juventude Desporto e Lazer (Sejel) com a Secretaria Municipal de Desporto (Semdej). Informamos que apenas o secretário titular desta pasta, Sr. Júlio César Soares da Silva e o Secretário Executivo, o Sr. Christian Barnadd Danniell Gomes são filiados ao PC do B. Ressaltamos que o quadro da Sejel é formado basicamente por técnicos da área esportiva e funcionários de carreira, não cabendo tal afirmação divulgada na nota.

O êxito da nossa atuação sempre foi a parceria com as Federações, Prefeituras e com o Ministério dos Esportes através do Ministro Orlando Silva, visando sempre o desenvolvimento do esporte no amazonas e com foco especial relacionado as atividades a Copa do Mundo de 2014.

Surpreende-nos de que a informação sobre a ida de Josué de Neto para a Sejel sequer seja de conhecimento do Governador Omar Aziz. É no mínimo uma informação precipitada, onde a montagem do processo de transição se deu início nesta semana.

                          Júlio César Soares da Silva

      Secretário de Esportes do Estado do Amazonas