Sem categoria

Movimento País, de Rafael Correa, fará 1º Convenção Nacional

Fortalecido com a presença de mais de 50 mil participantes em 31 reuniões preparatórias, o Movimento Aliança País, que governa o Equador, chega, neste fim de semana, a sua primeira Convenção Nacional, que aprovará suas orientações estratégicas.

Em entrevista à Prensa Latina, o coordenador desta fase preparatória, Orlando Pérez, apontou como aspecto comum nas convenções já feitas, o destaque que foi dado à importância de organizar as bases do movimento em uma estrutura política do século XXI.

"Esta tem sido uma solicitação geral entre jovens, mulheres, vizinhos de bairros e migrantes", observou Pérez, referindo-se às 24 convenções provinciais, quatro temáticas e três com os migrantes, em Madrid, Nova York e Caracas.

Na véspera da Convenção Nacional, prevista para ocorrer em Guayaquil, nos próximos sábado e domingo, Perez disse que, dela, participarão 4751 delegados, designados nas convenções provinciais ou por direito próprio.

Desse total, 1.119 são delegados diretos, por serem autoridades eleitas pelo voto popular: presidente e vice-presidente da República, 56 deputados do Movimento País, prefeitos, governadores, vice-governadores, vereadores e presidentes das juntas paroquiais.

Para cada um dos delegados diretos, participarão três cidadãos designados nas convenções preparatórias, seguindo critérios de gênero, etnia, idade, e de organizações sociais, junto ao governo, ao comitê do Aliança País e à comissão organizadora.

Na convenção, afirmou Perez, serão eleitos o diretor ou presidente nacional do Movimento, o secretário executivo, uma direção nacional de 18 membros, um defensor dos integrantes, um tribunal eleitoral e um comitê de ética.

Fonte: Prensa Latina