Sem categoria

Revista chilena denuncia provocação contra o povo mapuche

A revista chilena Ponto Final denunciou nesta sexta-feira (12) o discurso de forças da direita no Chile associado à detenção do militante comunista Manuel Olate, no meio do processo judicial contra 18 mapuches.

A utilização que se fez em Chile deste assunto, sobretudo pelo jornal El Mercurio e parlamentares de direita, revela mais bem uma provocação contra o povo mapuche e em particular contra a Coordenadora Arauco-Malleco, assinala um editorial da publicação.

O documento faz notar como os indígenas estão sendo processados pela questionada lei antiterrorista, apesar da greve de fome que durante 82 dias mantiveram reclamando um julgamento justo, movimento que comoveu a opinião pública mundial.

A promotoria acusou de "terrorista" os moradores e tem sugerido que os mapuches usaram "táticas de guerrilha" que aprenderam no exterior, de modo a relacionar o pedido de extradição de Olate ao julgamento contra os mapuches, conforme o Ponto Final.

O militante do Partido Comunista chileno Manuel Olate encontra-se em prisão preventiva faz duas semanas, depois que Bogotá o acusou de ligação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e organizações do povo mapuche.

A citada publicação chilena, dirigida pelo jornalista Manuel Cabieses, qualificou de vazias tais acusações por considerá-las "um típico procedimento de inteligência policial (…) destinado a potenciar a imagem de umas FARC 'exportando' a luta armada".

De acordo com o Ponto Final, o pedido de extradição de Olate, um designer de 32 anos, não tem fundamento real e não deve prosperar.

Fonte: Prensa Latina