Sem categoria
Brasil diz que está pronto para colaborar com paz no Sudão
País participa, nesta terça-feira, de debate sobre situação da nação africana, que realizará dois referendos em janeiro; governo enviou secretário-geral do Itamaraty, Antônio Patriota, para discursar na sessão.
Publicado 16/11/2010 14:47
O Brasil ao lado dos outros 14 países-membros do Conselho de Segurança participa, nesta terça-feira, de um debate sobre o futuro do Sudão.
A nação do centro-leste da África realizará dois referendos para decidir sobre o status futuro do sul e a pertença da província central de Abyei, rica em recursos naturais.
Posições
O governo brasileiro enviou para o debate o secretário-geral do Itamaraty, o embaixador Antônio Patriota. A embaixadora junto às Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti, disse à Rádio ONU que o país está pronto para dar sua contribuição.
"O Brasil participa desses esforços como membro do Conselho de Segurança neste momento. Participaremos com a presença do secretário-geral das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e essa será uma oportunidade para reiterarmos as nossas posições", afirmou.
Votações
Maria Luiza Ribeiro Viotti também ressaltou o significado dos referendos para o futuro do Sudão.
"Este momento é muito importante porque se aproxima a fase final do acordo de paz entre o norte e o sul do Sudão. É um acordo que prevê a realização de dois referendos: sobre o status do sul e a situação de Abyei. O importante é que estas votações ocorram de maneira pacífica, com credibilidade e transparência. E é isso que a ONU está interessada em assegurar, em apoiar", explicou.
Atualmente, a ONU tem duas missões no Sudão, a Unmis, com sede em Cartum, capital do país, e a Unamid, que fica na província de Darfur.
Com informações da ONU