Bahia reforça compromisso de combater a violência contra a mulher

O governador Jaques Wagner, participou nesta quinta-feira (25/11), de uma solenidade de reafirmação do Pacto Nacional pela Não-Violência Contra a Mulher. O evento é parte da programação nacional do 25 de novembro,Dia Internacional da Não Violência, e contou com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Nilcéa Freire, e de lideranças do movimento social.

Desde que assinou o pacto, em 2008, o governo da Bahia vem realizando uma série de ações para enfrentamento da questão. Segundo dados da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi), já foram investidos R$ 4,6 milhões para melhorar a Rede Estadual de Atenção à Mulher. Hoje, o estado conta com a Rede Estadual de Atenção à Mulher, implantada em 15 territórios de identidade, onde foram instalados 22 Centros de Referência (CR’s); 15 Delegacias Especializadas; 01 Centro de Abortamento Legal; 02 Juizados Especiais; 01 Núcleo da Defensoria Pública e 01 Casa Abrigo. A Rede conta também como o suporte dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Especializados (Creas).

Para reforçar ainda mais esta rede, o governador entregou na solenidade desta quinta, mais 22 carros para prefeituras de municípios baianos para auxiliar no combate à violência de gênero. “Este ato em Salvador é um reconhecimento do que temos buscado no combate à violência e a qualquer tipo de discriminação contra mulher. Criamos a Sepromi, que antes não existia, que trata da questão de gênero e étnica racial. Estou feliz, porque iniciamos a caminhada. Tenho certeza que já avançamos bastante, porém precisamos avançar mais”, afirmou Wagner.

A solenidade serviu também como ponto de partida para os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, campanha que acontece em 159 países até o dia 10 de dezembro. “Na Bahia, este é um período de muitas atividades nos quatro cantos do estado. É um momento em que diversos setores da sociedade se unem para acabar com esta chaga social que ainda atinge mulheres em todo o mundo. Este ato aqui em Salvador foi muito importante, pois reforçou o compromisso do governo da Bahia com esta causa”, disse a secretária de Mulher do PCdoB na Bahia, deputada federal Alice Portugal.

Para a parlamentar muito se avançou nos últimos anos no combate à violência contra as mulheres, mas ainda é preciso trabalhar muito para vencer este mal. “A Lei Maria da Penha é uma das legislações sobre o tema mais avançadas do mundo. Mas, é preciso também investir no fortalecimento da formação dos agentes públicos para que eles possam colocar a Lei em prática. As mulheres brasileiras conquistaram uma grande vitória com a eleição de Dilma Rousseff como presidente do país. Esperamos que seu governo aumente o aparato para combater a violência contra a mulher em todas as suas formas”, enfatizou Alice.

De Salvador,
Eliane Costa