São Paulo é cotada para abrigar mídia na Copa-2014

São Paulo é uma das três cidades selecionadas pela Fifa para receber os estúdios do IBC (International Broadcast Center, ou centro internacional de mídia) durante a Copa do Mundo de 2014.

O complexo do Anhembi já foi oferecido pelo comitê paulista aos dirigentes da entidade mundial. Funcionários da Fifa inspecionaram o local recentemente e devem anunciar até março qual a cidade que abrigará o IBC.

Além de São Paulo, Rio e Brasília disputam um dos espaços mais badalados do Mundial. O interesse em receber o centro de mídia é motivado pelo fato de que os frequentadores do centro e os dirigentes ficam na cidade por períodos longos e gastam mais dinheiro do que turistas comuns com hotéis, refeições e transporte.

Em janeiro, um novo grupo da Fifa voltará ao país para fazer a última inspeção. A inclusão de São Paulo e Brasília é uma surpresa.

Em setembro, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou o Rio de Janeiro e praticamente bateu o martelo sobre a permanência do centro de mídia na cidade.
A maior parte do IBC ficaria num centro de convenções erguido recentemente na Cidade Nova, zona central da capital fluminense.

A Fifa não homologou o centro carioca por considerar o espaço acanhado –o complexo ocupa uma área de 16 mil metros quadrados, sendo que a área a ser construída é de quase 42 mil metros quadrados. O Anhembi tem 60 mil metros quadrados.

Na proposta, a Prefeitura do Rio ainda ofereceu erguer parte dos estúdios no aterro do Flamengo. Cartão-postal da cidade, o local serviria como cenário natural para as emissoras de TV do exterior.

A cidade que vencer a disputa pelo IBC do Mundial também vai abrigar o centro de mídia durante a Copa das Confederações. O evento será realizado em 2013 e servirá para testar as instalações que serão usadas no Mundial.

Segundo o presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, a Copa das Confederações deverá ser realizada em cinco cidades. O cartola não descartou a possibilidade de São Paulo receber o evento-teste, mesmo antes da inauguração do estádio de Itaquera.

Fonte: Folha de S.Paulo