Setre e Bahiagás premiadas com Selo Pró-Equidade de Gênero

Em reconhecimento à adoção de práticas que promovam a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no mercado de trabalho, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM premiou, na noite desta quarta-feira (08/12), 58 instituições públicas e privadas que conseguiram cumprir com, pelo menos, 70% das metas estipuladas para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego.

Entre as instituições baianas premiadas, a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, recebeu o Selo pela segunda vez consecutiva. “A nova certificação é um reconhecimento à política que vem sendo desenvolvida na Setre para a construção de um ambiente de trabalho sem discriminação e que permita a conciliação de expectativas entre os servidores e a instituição”, destacou a coordenadora do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria, Iracilda Santos.

O Instituto Mauá, autarquia da Setre, foi premiado em sua primeira participação, assim como a Bahiagás. “Este é um engajamento importante de todos nós, empenhados na implementação de mudanças e avanços, e na consolidação de novos valores. É hora de superar preconceitos sobre as potencialidades das pessoas por conta de gênero, raça ou credo”, pontuou o diretor-presidente da Companhia de Gás da Bahia, Davidson Magalhães. Completam a lista a Embasa, o Instituto de Gestão das Águas e Clima – INGÁ e a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus.

Dentre as medidas que proporcionaram a certificação, Magalhães ressalta o compromisso da Bahiagás em celebrar contratos apenas com clientes, fornecedores e empresas terceirizadas que vedem práticas discriminatórias no âmbito de suas estruturas. A Companhia também promoveu, ao longo do ano, eventos de conscientização dos seus funcionários e colaboradores acerca do tema.

Também seguindo esta linha, o Mauá realizou ações de sensibilização e campanhas educativas com foco na valorização da presença da mulher nos cargos de chefia, além de palestras sobre Assédio Moral, Racismo Institucional, Saúde do Homem e Relações Interpessoais. Tanto o Instituto quanto a Bahiagás aplicaram um questionário para traçar o perfil do quadro de servidores e servidoras como forma de direcionar as políticas de promoção da igualdade de gênero, atendendo às especificidades de cada organização.

A cerimônia de entrega do Selo da 3ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero aconteceu em Brasília com a presença da ministra da SPM, Nilcéa Freire; a diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho – OIT no Brasil, Lais Abramo; e a diretora Regional do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – UNIFEM, Rebeca Reichmann Tavares. O Programa propicia, às empresas envolvidas, promover mais cidadania e a difusão de práticas exemplares das organizações públicas e privadas de oportunidades iguais e respeito às diferenças no mundo do trabalho

De Salvador,
Camila Jasmin, com assessorias