PCdoB/CE reúne professores para debater desafios da categoria

 Com os objetivos de discutir a política do Partido no âmbito da educação e organizar a atuação dos professores em suas entidades representativas, o PCdoB cearense reuniu neste sábado (11/12), professores comunistas. Durante o Encontro Estadual dos Professores, o debate central foi a luta dos professores e a defesa de suas bandeiras.

Encontro Estadual Professores Ceará

Na abertura do encontro, Inácio Carvalho fez uma breve atualização do quadro político local e nacional. O Secretário Estadual de Comunicação do PCdoB ressaltou os embates da campanha e ressaltou a simbologia deste conjunto de vitórias. “A eleição de Dilma foi a terceira seguida das forças progressistas e democráticas do país. Além disso, no Ceará, todos os candidatos apoiados pelo PCdoB foram eleitos: os dois senadores e o Governador. Também elegemos dois deputados federais e mantivemos nossa cadeira na Assembleia Legislativa”, enumera Carvalho que ressaltou ainda a derrota de Tasso Jereissati no Estado mas que teve repercussão nacional “Ele era um símbolo dos tucanos no Congresso”.

Após pontuar elementos de ligação da política com os movimentos sociais, Inácio Carvalho ratificou a importância dos professores como elo dessa ligação. “Vocês professores tem função estratégica pois estão inseridos tanto no eixo do debate de ideias quanto dentro dos movimentos sociais. Podem discutir tanto junto à categoria tanto em sala de aula com alunos e pais de alunos”, ressaltou.

Inácio Carvalho ponderou ainda a necessidade de os professores encontrarem bandeiras políticas claras, e que estas bandeiras tenham amplo apoio da categoria. “Não haverá mudanças neste país sem a atuação dos movimentos sociais”, ratifica.

Questionamentos

O Deputado Federal Chico Lopes, professor por formação, também esteve presente ao debate e levantou alguns pontos que considera importante. "Foi como professor que me realizei como pessoa", ressalta. Segundo o parlamentar, o sindicato dos professores deve se fortalecer como corrente classista. “Quem não analisa os problemas pelo eixo político, vai ficar sempre com o discurso de coitadinho”, considera.

Chico Lopes considera que a luta dos professores, assim como a luta de classes, tem grande impacto na sociedade como um todo. “Hoje vemos professores tristes, cabisbaixos, desmotivados e com medo dos alunos. Onde foi parar a autoridade do professor dentro da sala de aula?”, questiona.

O comunista defende que é preciso desmistificar muitas questões internas para que a categoria volte a ter força dentro do movimento sindical. “Você é professor de escola pública mas coloca o filho pra estudar em colégio particular. Se não acredita naquilo que faz, como pode defender esta atuação?”, instiga. Segundo Chico Lopes, o Sindicato tem que defender a categoria, os interesses dos professores e não ser usado como meio de manobra de governantes. O parlamentar abordou ainda a questão do piso nacional dos professores e as dificuldades de implantá-lo. 

De Fortaleza,
Carolina Campos