Sem categoria

Estudantes voltam às ruas da Itália contra lei universitária

No dia em que a impopular reforma universitária será votada pelo Senado da Itália, milhares de estudantes realizam nesta quarta-feira (22) em Roma um protesto contra a medida do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Para especialistas do setor de educação, a nova lei representa apenas mais um corte de gastos que o governo deseja impor à população.

Para impedir a repetição de confrontos violentos que ocorreram na cidade há uma semana depois de Berlusconi vencer um voto de confiança no Parlamento, a polícia de Roma cercou a área ao redor do Parlamento e bloqueou grande parte do centro da cidade.

Por conta disso, os grupos de estudantes optaram por realizar pequenas passeatas e manifestações pacíficas pelos bairros periféricos de Roma, muitos deles vestidos com roupas de Papai Noel e máscaras, com direito a distribuição de flores aos curiosos.

A manifestação de 14 de dezembro teve carros queimados, lojas atacadas e dezenas de feridos nas ruas em consequência da repressão policial, depois que uma manifestação pacífica acabou gerando um grande conflito entre os manifestantes e as forças de repressão.

A reforma universitária prevê, entre outras coisas, a fusão de entidades pequenas, a entrada no conselho de administração de particulares de fora do mundo acadêmico e a redução do poder dos reitores.

Com agências