Sem categoria

Farc libertarão cinco reféns em janeiro, diz Piedad Córdoba

A ex-senadora colombiana pelo Partido Liberal (PL) Piedad Córdoba, disse nesta segunda-feira (03) que a libertação unilateral dos cinco reféns das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) acontecerá ainda este mês. As informações são da rede venezuelana de notícias TeleSur.

Em dezembro, o governo da Colômbia autorizou que a defensora de direitos humanos fosse a responsável pelo processo de libertação.

"Estamos somente nos tramites jurídicos, em janeiro os reféns estarão em suas casas", escreveu em seu perfil do Twitter. Em mensagem de ano novo, a ex-senadora desejou "positivismo" para as operações de libertação.

Há duas semanas, em reunião, Córdoba e o presidente, Juan Manuel Santos, concordaram em acelerar o processo, porém não precisaram uma data exata. "Não se pode dar uma data exata porque o mau tempo não ajuda na mobilização dos sequestrados", disse Córdoba.

No dia 8 de dezembro as FARC anunciaram a libertação unilateral dos cinco reféns, entre os quais estão o major da polícia Guillermo Solórzano, de Cartagena, o cabo do Exército Salín Sanmiguel, o infante da Marinha Henry López Martínez, e os presidentes dos conselhos municipais de San José Del Guaviare, Marcos Vaquero, e de Garzón, no departamento de Huila, Armando Acuña.
 
A libertação foi anunciada em 8 de dezembro como uma medida de desagravo à perda do mandato da ex-senadora, que se tornou inelegível por 18 anos e teve o mandato cassado pela Procuradoria Geral da Colômbia, que a acusa de colaboração com a guerrilha.

Um dia após o anúncio, o Executivo da Colômbia emitiu um comunicado autorizando Córdoba a gerenciar o processo de libertação e designou Eduardo Pizarro Leongómez como interlocutor oficial para o resgate. Pizarro Leongómez foi presidente da Comissão Nacional de Reparação e Reconciliação (CNRR), da qual renunciou em dezembro. 

Opera Mundi