Dia de Reis, dia de reisado

 Uma das mais bonitas tradições nordestinas, o reisado, está perdendo suas características e sendo esquecido, como muitas outras festas populares brasileiras.

Reisado 1 - Fundac
Dentre as mais diversas e coloridas tradições da cultura popular brasileira, o dia de Reis tem a sua beleza particular. A data é comemorada em todo país com as devidas honras para homenagear os 3 reis magos. 
 
Em um misto de fé e tradição, seja pelas estradinhas de terra do sertão ou festas populares das capitais, uma brincadeira típica desta data luta para permanecer viva. O reisado já encantou e divertiu muita gente, mas vem ganhando status de excentricidade apenas e sendo esquecido como uma grande referência cultural que integra as raízes nordestinas.
 
No Piauí, um município decidiu levar a brincadeira a sério. Em Boa Hora, localizado a 137 quilômetros de Teresina, o reisado encontrou forças e coro para resistir. Por esse motivo, sempre nos primeiros dias do ano, a cidade se torna a capital piauiense do reisado. Não aleatoriamente. Registros dão conta que os primeiros brincantes ou tiradores, como se diz, manifestaram-se há mais de cem anos exatamente no local.

 

 
Para quem não conhece o reisado, a descrição provavelmente não fará jus, mas há que se tentar. Originalmente, a romaria é conduzida por cantadeiras com as imagens dos três reis magos. Entoando ladainhas, elas são seguidas por caretas que, com dotes artísticos, tentam fazer o dono da casa aceitar o reisado. Muitas famílias já se preparam para receber a procissão e abrem portas e janelas para os tiradores. 
 
Neste dia 6 de uma nova década é natural a inovação e o desejo pelo que não foi visto. Mas o que está por vir, vem de algum lugar e têm raízes. Neste dia 6 de uma nova década é preciso voltar os olhos para as nossas próprias tradições e reconhecer-se nela sem distanciamento, afinal, não há muito tempo poderíamos também estar na janela à espera do canto de chegada:
 
"Ô de casa, ô de fora, menina vem ver quem é
Ô menina vem ver quem é
São os 'tirador' de reis
Na barquinha de Noé 
Ô na barquinha de Noé".