Sem categoria

PT poderá escolher novo líder do Senado nesta terça

A liderança do PT no Senado se reúne nesta terça-feira (11), para escolher o novo líder do Partido na Casa. Nas eleições de 2010, o PT fez a segunda maior bancada no Senado, com 15 senadores, perdendo apenas para o PMDB, que tem agora 19. O favorito para o cargo é o ex-ministro da Saúde, Humberto Costa, eleito senador por Pernambuco.

Se escolhido, caberá a ele negociar a participação do PT na Mesa Diretora e nas comissões técnicas que deve ocorrer no início dos trabalhos em fevereiro. Esse é o período em que todas as bancadas partidárias já se movimentam na escolha de líderes e de nomes para presidir as comissões permanentes e integrar a Mesa Diretora da Casa.

Está praticamente acertado que o presidente José Sarney (PMDB-AP) será reconduzido ao cargo que ocupa desde 2009. Ao PT, detentor da segunda maior bancada, caberá a segunda escolha para a Mesa Diretora.

Este ano, ao contrário dos anos anteriores, o PT não quer a Primeira-Secretaria, espécie de Prefeitura da Casa. Os petistas querem a primeira vice-presidência, para evitar situações como as que ocorreram na legislação passada quanto o tucano Marconi Perillo (GO) assumia as votações na ausência de Sarney. Com isso, eles garantem um petista na Presidência do Senado na ausência de Sarney.

Os mais cotados

Em entrevista à Agência Senado, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse que ainda não há nome definido para os cargos, mas existe especulações. Além do nome de Costa para a Liderança, ele também figura na lista dos cotados para a vice-presidência, junto com José Pimentel (CE), Jorge Viana (AC) e Marta Suplicy (SP).

Amaral afirmou que a reunião se destina a escolher o líder para que este negocie os outros cargos na Mesa Diretora do Senado e na presidência das comissões permanentes. E reiterou que ninguém ainda falou em nomes.

“Esta é a primeira reunião efetiva que a nova bancada faz já preparando os trabalhos para a sessão legislativa que se inicia. Na reunião anterior ainda não se podia definir isso, porque ainda estávamos na legislatura passada. Agora é diferente, mas ninguém ainda discutiu cargos nem nomes. O que decidimos é que haverá decisão colegiada sobre tudo”, afirmou.

Convidado pela presidente Dilma Rousseff, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) deverá continuar líder do governo. Renan Calheiros (PMDB-AL) também será mantido na liderança peemedebista.

De Brasília
Com agências