Sindsaúde é contra municipalização de hospitais estaduais

Representantes do Sindicado dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde) estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (26), com o secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, para tratar do pagamento de indenizações, férias e gratificações atrasadas.

Os servidores reivindicam o repasse dos valores referentes às férias, não pagas desde outubro, e aos plantões eventuais, pendentes desde o mês de agosto. Segundo a presidente do Sindsaúde, Sônia Godeiro, o sindicato foi orientado a procurar a Secretaria Estadual de Administração para resolver essas pendências. Além disso, a categoria cobra o pagamento da gratificação de produtividade referente ao mês de dezembro.

Um outro ponto discutido durante a reunião trata da municipalização de hospitais estaduais. A polêmica foi levantada pelo próprio secretário Domício Arruda, que havia dado uma entrevista falando da intenção do Governo de municipalizar algumas unidades.

“Nós somos contra porque os municípios, incluindo Natal, não fazem nem seu dever de casa, que é garantir as unidades básicas. Como é que vão assumir os hospitais?”, questionou Sônia Godeiro.

Em resposta ao questionamento do Sindicato, o titular da Sesap informou que o novo modelo de gestão da rede hospitalar estadual ainda não está concluído, mas garantiu que está prevista uma reunião para o mês de fevereiro entre a governadora do Estado e o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde para discutir as questões da municipalização.

“Nós vamos aguardar o resultado e queremos participar dessa reunião, mas desde já adiantamos que somos contra a municipalização”, concluiu a presidente do Sindsaúde, Sônia Godeiro.
 

Com informações do Portal Nominuto.com