Motoristas e cobradores mantém greve na zona leste da capital

Nenhum dos 517 veículos da Viação Himalaia deixou as garagens nesta quarta-feira (2). Desde segunda-feira os ônibus não saem da garagem.

A paralisação dos motoristas e cobradores da Viação Himalaia continua na manhã desta quarta-feira (2). Segundo informações da SPTrans (São Paulo Transportes), até as 6h30 nenhum dos 517 veículos havia saído das duas garagens da empresa, na zona leste da capital paulista.

A greve, que inicialmente afetava apenas a Garagem 2 da Viação Himalaia, agora envolve também a Garagem 1, que atende a região central da cidade. De acordo com a SPTrans, trabalhadores da garagem 1 teriam se unido ao movimento às 4h de hoje "por solidariedade aos colegas". Trabalhadores e dirigentes devem buscar novamente um acordo durante a manhã.

Só na terça-feira, com a paralisação da Garagem 2, cerca de 90 mil pessoas f oram afetadas. O cálculo foi feito pela SPTrans, que ainda contabilizava o número de pessoas que devem ser prejudicadas nesta quarta-feira.

Com a paralisação, a SPTrans adotou a operação PAESE (Plano de Apoio entre as Empresas em Situação de Emergência), que vai atender a população cobrindo as 17 principais linhas das duas garagens da Viação Himalaia. Foram colocados em circulação 152 coletivos.

A garagem 1, localizada na rua Nestor de Barros, número 289, no Tatuapé, normalmente conta com 212 carros que atendem a 15 linhas. A garagem 2, localizada na rua Leandro de Sevilha, n°95, Sapopemba, e conta com 305 ônibus, os quais normalmente atendem a 30 linhas, ligando os bairros de São Mateus e Cidade Tiradentes ao Parque Dom Pedro e às principais estações do metrô.

Fonte: R7