Secretária luta por preservação do patrimônio cultural de Oeiras

Carla Martins participou nos últimos dias de uma série de encontros focados na preservação do patrimônio cultural de Oeiras. Importantes ícones do movimento de resistência pela independência do Brasil estão ameaçados.

Carla Martins - Oeiras - Reprodução
A Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Oeiras, Carla Martins, esteve nos últimos dias em Teresina tratando de assuntos da pasta. Na capital, foi recebida por José Augusto Gonçalves, Superintendente de Articulação da Gestão Governamental, e requereu intervenção na Casa da Pólvora. 
 
Segundo a secretária, o local, visitado por turistas por representar resquícios da época de luta pela independência do Brasil, precisa de atenção especial. “A Casa está em estado de alerta por conta do desgaste do teto e necessitando, com urgência, de reparos”, afirmou. Carla Martins solicitou ainda o repasse de recurso, por parte do Estado, para o FUNPATRI – Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural. 
 
Otimista com o resultado do encontro, a secretária confirmou que o Estado está comprometido com a causa cultural do município e, em especial, na preservação desses bens patrimoniais, sejam eles tombados ou não. “Precisamos ter consciência da importância que tudo isso representa para a história do Piauí”, frisou
 
Carla Martins também esteve no IPHAN em audiência com a Superintendente daquele Instituto, Claudiana Cruz dos Anjos. A secretária pediu que a Casa da Pólvora seja visitada por técnico do IPHAN para que, em parceria com a Prefeitura e Estado, sejam feitas as intervenções necessárias e urgentes naquele espaço. 

 


Casa da Pólvora servia de depósito para o armamento da guarnição
 
A superintendente se mostrou bastante solícita e disse que providenciará o quanto antes a visita do referido técnico, mesmo porque o município não pode fazer qualquer intervenção sem o aval do IPHAN e da FUNDAC. 
 
Na mesma audiência, Carla Martins mostrou a preocupação com a Ponte Grande, que está com o seu processo de restauro em aberto por conta de alguns problemas ocorridos durante a reforma pela empresa que ganhara a licitação. A Secretária solicitou ao IPHAN que se junte ao município para resolver a questão para que a obra seja de fato concluída. O mesmo assunto foi levado ao Monumenta, onde a Secretária mostrou sua preocupação com aquele bem tombado a nível federal e que está com a sua reforma por concluir. Pediu àquela equipe que volte a atenção e esforços para que Oeiras receba a histórica Ponte Grande ou Ponte Zacarias de Goes, totalmente reformada como consta do projeto.
 
Outro pleito junto ao Monumenta foi a reforma do Museu de Arte Sacra. “A boa notícia é que a ordem de serviço já foi assinada e que a obra começará ainda em fevereiro”, conta.
 
Carla Martins garante que, ainda em 2011, Oeiras será contemplada com as obras de urbanização do Pé-de-Deus e Pé-do-Cão, restauro da Casa da Pólvora, execução do Plano Diretor e obra de restauro da Praça do Canela. “O período proibitivo passou, que era o período eleitoral, onde os projetos ficaram nas prateleiras, mas agora os mesmos serão executados. Tivemos a preocupação em termos projetos para apresentar na hora certa e assim o fizemos. Desde o início de 2009 desenvolvemos ações para contemplarmos Oeiras com benfeitorias que preservem a história da cidade e de seu povo”, finaliza.


Da redação do Vermelho no Piauí