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Ipea: 40% dos brasileiros avaliam serviços do SUS como regular

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (8) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que o trabalho das equipes de Saúde da Família é o serviço mais bem avaliado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos prestados em centros e postos de saúde e os atendimentos de urgência e emergência recebem a maior parte das reclamações dos usuários do serviço.

O estudo, realizado entre 3 e 19 de novembro de 2010, ouviu 2.773 pessoas residentes em domicílios particulares permanentes. O objetivo é avaliar a percepção da população sobre serviços prestados pelo SUS. A pesquisa incluiu também perguntas sobre planos e seguros privados de saúde.

Os serviços oferecidos pelo SUS foram classificados como regulares por 42,6% dos entrevistados. A proporção de entrevistados satisfeitos ficou em 28,9% e de insatisfeitos, em 28,5%.

Saúde da Família

De acordo com os dados, 80,7% dos entrevistados que tiveram seu domicílio visitado por algum integrante do Programa Saúde da Família afirmaram que o atendimento prestado é muito bom ou bom, enquanto 5,7% dos entrevistados disseram que o atendimento é ruim ou muito ruim.

Distribuição de medicamentos

A distribuição gratuita de medicamentos foi qualificada como muito boa ou boa por 69,6% dos entrevistados e como ruim ou muito ruim por 11%.

Especialistas

O atendimento por médico especialista foi o terceiro serviço com maior proporção de opiniões positivas: 60,6% dos entrevistados disseram que o serviço é muito bom ou bom, enquanto 18,8% consideraram ruim ou muito ruim.

Postos de Saúde

Já o atendimento prestado em centros e postos de saúde recebeu a menor proporção de qualificações como muito bom ou bom (44,9%) e a maior proporção de qualificações como ruim ou muito ruim (31,1%).

Urgência e Emergência

Em relação aos serviços de urgência ou emergência, 48,1% dos entrevistados consideraram que o atendimento é muito bom ou bom e 31,4% qualificaram como ruim ou muito ruim.

Melhorias

As principais sugestões dos brasileiros para melhorar os serviços oferecidos pelo SUS são o aumento no número de médicos e a redução no tempo de espera para os atendimentos.

As sugestões dos entrevistados incluem ainda a redução do tempo de espera para o atendimento em centros e postos de saúde e também a redução do tempo de espera entre a marcação da consulta e a visita ao médico.

Planos de Saúde

A pesquisa ouviu também pessoas que pagam planos de saúde. As principais razões citadas para aderirem ao segmento da saúde suplementar foram: pela maior rapidez para consultas ou exames (40%); por ser um benefício fornecido gratuitamente pelo empregador (29,2%); pela maior liberdade para escolha do médico que fará o atendimento (16,9%).

Já o principal problema apontado pelos entrevistados em planos de saúde é o preço da mensalidade (39,8%), seguida pelo fato de algumas doenças ou procedimentos não serem cobertos pelo plano (35,7%).

Informações da Agência Brasil