Lula recebe homenagem da Unegro em Minas Gerais
O ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva recebeu seu primeiro diploma de doutor honoris causa em 28 de janeiro, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). No mesmo evento, recebeu também uma singela homenagem da militância da União de Negros Pela Igualdade (Unegro).
Publicado 10/02/2011 14:09

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na noite desta sexta-feira (28) o seu primeiro título de doutor honoris causa, concedido pela Universidade Federal de Viçosa. A honraria entregue pela reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares permite que o ex-presidente seja tratado da mesma forma como os que obtiveram doutorado acadêmico. A solenidade contou com a presença de aproximadamente seis mil pessoas. Na ocasião, Lula foi ainda paraninfo de 1.200 graduandos da universidade.
Além do título acadêmico, Lula recebeu também, após a solenidade, uma homenagem entregue por militantes da Unegro, pelo apoio dado a uma série de políticas públicas voltadas para incluir socialmente a população negra.
Inclusão
Entre as principais políticas citadas pelo movimento, figuram as cotas nas universidades, o ProUni, a historização negra no ensino público e privado, além do início de uma ação governamental prevista para dar os primeiros frutos daqui a 20 anos.
Participaram da coloção de grau e da diplomação, o Ministro da Educação Fernando Haddad, o prefeito de Viçosa Celito Sari, a reitora da UFV, professora Nilda de Fátima, entre outras personalidades.
Lula recebeu das mãos de Terezinha Ferreira de Jesus a homenagem em nome do Movimento Negro mineiro. O ex-presidente agora tem 4 diplomas: o primeiro do curso primário, o segundo de torneiro mecânico do Senai de São Paulo, o terceiro de Presidente da República, e, agora, o de doutor honoris causa pela UFV.
De Belo Horizonte, Alexandre Braga