Sem categoria

Região serrana do Rio ainda tem mais de 400 desaparecidos

Quase um mês após a tragédia que se abateu sobre a região serrana do Rio, os municípios afetados pelas fortes chuvas ainda buscam por 406 pessoas que continuam desaparecidas. As informações foram divulgadas em nota pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), com base no trabalho realizado pelo Programa de Identificação de Vítimas (PIV), coordenado pelo procurador de Justiça Rogério Scantamburlo e pelo promotor de Justiça Pedro Borges Mourão.

Na última atualização, feita no começo da noite desta quarta-feira (9), a cidade de Teresópolis era a que contabilizava o maior número de desaparecidos, 223. A maioria das vítimas na cidade é, provavelmente, do Vale do Cuiabá, em Itaipava, onde testemunhas relataram, por ocasião da tragédia, o soterramento de dezenas de pessoas que ficaram sob a avalanche de lama e água que cobriu boa parte da região.

Em Nova Friburgo, há ainda 85 pessoas desaparecidas, 55 em Petrópolis e duas em Sumidouro. Mais 41 pessoas estão desaparecidas em localidades não informadas.

O PIV consolida e processa diariamente os dados oriundos das comunicações de desaparecimentos decorrentes das chuvas nos municípios da região serrana, com base em informações registradas por parentes e amigos. As informações são checadas com os dados de hospitais, do Instituto Médico Legal (IML), de abrigos, entre outros. Além disso, equipes de apoio vão a campo em busca de mais dados que possibilitem as localizações.

Informações da Agência Brasil