Prefeitura do Recife recebe ministro Aloizio Mercadante 

Foram discutidas as parcerias para a conclusão do Parque do Jiquiá e o Centro de Inovação Tecnológica

O prefeito do Recife, João da Costa, recebeu, na tarde desta sexta-feira (18), em seu gabinete, no edifício-sede da PCR, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. Os gestores discutiram alguns projetos que já estão em andamento, em parceria com o Governo Federal, e a criação de novos projetos durante gestão da presidente Dilma Roussef. Também participaram do encontro o senador da República, Humberto Costa, e o secretário municipal da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti. Na ocasião, o ministro Aloizio Mercadante afirmou que irá manter as parcerias com a capital pernambucana. “Vamos dar continuidade e buscar assegurar os investimentos que estão programados, apesar das restrições orçamentárias que são do conhecimento público”, frisou Mercadante.

De acordo com João da Costa, foram apresentadas propostas para novas pesquisas de cadeias produtivas e reforçada a importância das parcerias já firmadas, a exemplo do Parque do Jiquiá, cujo convênio com o Governo Federal foi assinado no ano passado.

“Em parceria com Ministério da Ciência e Tecnologia, fizemos uma pesquisa de inovação tecnológica em cadeias produtivas na cidade. Trabalhamos este estudo em três cadeias produtivas. Agora, a ideia é trabalhar em mais sete, para identificar aquelas com maior potencial de desenvolver parcerias e pesquisas na área de inovação tecnológica. Passei ainda uma proposta para o ministro que é a estruturação de um polo de economia criativa. Vou procurá-lo para dar continuidade aos convênios que já temos e ampliar as parcerias”, disse.

O prefeito também ressaltou o interesse em ampliar o programa de inclusão digital no Recife, por meio da rede wirelles – para atender a meta da presidente Dilma Roussef de universalizar a internet para todos os brasileiros – e os telecentros que são pontos de acesso à rede mundial para a população carente. Hoje, já existem telecentros em comunidades como Alto José do Pinho, Brasília Teimosa e Imbiribeira. Através das parcerias com o Governo Federal, são investidos R$ 29 milhões na primeira etapa do Parque do Jiquiá e R$ 700 milhões na pesquisa da cadeia produtiva.

Fonte Site da Prefeitura do Recife