Wilson Martins defende financiamento para saúde em Fórum

O governador Wilson Martins participa nessa segunda-feira (21) do XII Fórum dos Governadores do Nordeste, em Barra dos Coqueiros (SE), que contará com a presença da presidente Dilma Rousseff. O governador defenderá, entre outros temas que serão discutidos, a regulamentação da Emenda 29, que define um percentual mínimo de participação do Governo Federal no financiamento da saúde pública. 

“Vamos estar com a presidente Dilma e falar sobre a necessidade de ter mais recursos para a saúde, que é prioridade do nosso Governo e dos demais governos do Nordeste”, disse Wilson Martins. O governador destacou ainda que deverá conversar com a presidente e sua equipe sobre a necessidade de um investimento federal de grande porte no Piauí.
 
“Temos um grande potencial na área de mineração, por exemplo. Então, a idéia é buscarmos um investimento como uma refinaria, uma unidade da Petrobras, trazer a ANP (Agência Nacional de Petróleo) para o Piauí”, relatou Wilson Martins, acrescentando a importância de grandes investimentos do Governo Federal para o desenvolvimento do Nordeste e redução das desigualdades regionais. 
 
Durante o Fórum serão tratados os seguintes temas pré-definidos pela organização: “O Governo Dilma Rousseff e o Nordeste”, que será desenvolvido pela presidente, e “Um novo projeto para financiar o Desenvolvimento Econômico e Social do Nordeste”, ministrado pelos governadores de Sergipe, Marcelo Déda, e do Ceará, Cid Gomes. As demais discussões serão propostas pelos próprios governadores. Como em edições anteriores, o governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, também participará do evento. 
 
O Fórum
 
O Fórum dos Governadores do Nordeste foi criado como forma de integrar os projetos políticos de cada estado da região a partir da discussão de iniciativas e estratégias políticas que facilitem a articulação regional. Juntamente com a representação do Governo Federal, o Fórum aprofunda os temas de interesse regional e traz novas propostas, a fim de mobilizar as esferas de governo em busca da melhoria efetiva da realidade nordestina. A agenda do evento ainda não foi divulgada pelo Governo de Sergipe.

Fonte: Ccom