Sem categoria

Pesquisa eleitoral confirma crescimento nacionalista no Peru

Uma nova pesquisa no Peru ratificou o aumento na intenção de voto para o candidato Ollanta Humala, em face das eleições gerais marcadas para o próximo 10 de abril. A sondagem da empresa Idice diz que o candidato nacionalista conta, neste momento, com 15 % de apoio, aparecendo na quarta posição.

Segundo o estudo, o ex-presidente neoliberal Alejandro Toledo continua na frente, com 26% das intenções de voto. O instituto aponta, em seguida, outros dois candidatos neoliberais, o ex-prefeito de Lima

Idice fica abaixo de dois outros candidatos liberais, o ex-prefeito de Lima, Luis Castañeda (24%) e a filha do ex-presidente Alberto Fujimori – que está preso -, Keiko.

Os números diferem dos que foram registrados pelo instituto Datum, que situa Toledo (28%) em primeiro lugar, seguido de Castañeda e Fujimori (ambos com 19%) e Humala, supostamente estancado nos 11%.

O instituto de pesquisas Ipsos Apoyo registrou, domingo, a seguinte ordem: Toledo (28%), Fujimori (21%), Castañeda (17%) e Humala (14%), sendo este o único que subiu (de 11% a 14% em um mês).

Enquanto Castañeda questionou a sondagem Ipsos Apoyo, o mais renomado, e negou-lhe credibilidade, Humala insistiu em relativizar a importância das pesquisas, e líderes ligados a Toledo e a Fujimori se declararam de acordo .

Sobre o aumento nas preferências por Humala, o empresário de pesquisas Manuel Torrado disse que era previsível, pelo fato de ele ser considerado o mais qualificado para combater a corrupção e a insegurança cidadã no país.

Outra especialista, Giovanna Peñaflor, considerou o fato como "auspicioso e muito positiva", principalmente pelo comportamento dos resultados na capital.

Fonte: Prensa Latina