Salvador sedia 83ª reunião dos secretários estaduais do Trabalho

Agendada para quarta-feira (28/2), em Salvador, a 83ª Reunião do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset) reúne 20 secretários estaduais, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na pauta do encontro, que começa às 8h30, no Hotel Deville, em Itapuã, os convênios firmados com o MTE para cursos de qualificação e intermediação; a 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente e eleição da nova diretoria do Fonset.

O primeiro ponto da pauta será uma exposição sobre a preparação da 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente. O assunto será tratado pelo assessor especial para Assuntos Internacionais do MTE, Mario Barbosa, que discutirá com os secretários do Trabalho sobre a participação dos estados no encontro nacional, previsto para 2012. Confirmados estão: Luigi Nesse, presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat); Laís Abramo, Diretora do Escritório da OIT no Brasil; Manoel Eugênio, secretário adjunto de Políticas Públicas de Emprego e a superintendente Regional do Trabalho da Bahia, Isa Simões, que representará o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

A 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente é um dos temas abordados na 3ª edição da Revista Fonset, que será distribuída na reunião. A publicação traz ainda temas relacionados ao mundo do trabalho, como as conseqüências da alta rotatividade do mercado formal e os impactos ocasionados nos recursos destinados a programas de qualificação executados pelos estados. Entre os secretários estarão Carlos Welth Figueredo (Minas Gerais); Luiz Claudio Romanelli (Paraná); Luis Augusto Lara (Rio Grande do Sul) e Davi Zaia (São Paulo), além do secretário Estadual da Bahia, Nilton Vasconcelos, atual presidente do Fonset.

O Fonset

Criado em junho de 1989, o Fonset é uma associação civil sem fins lucrativos, considerado um importante espaço de diálogo e troca de experiência entre os Estados e de negociação junto aos órgãos governamentais, como Ministério do Trabalho e Emprego e o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Desde 2009, tem na presidência o secretário estadual do Trabalho da Bahia, Nilton Vasconcelos.

A preocupação dos membros do Fonset, composto por secretários de Trabalho das 26 unidades estaduais mais o Distrito Federal, é definir e firmar posições em torno dos problemas fundamentais da área do Trabalho; fortalecer a participação dos Estados na definição da política do sistema público de emprego; intensificar o intercâmbio de experiência e ações na área; e congregar esforços para captar recursos e intensificar as ações para a área do trabalho.
Fonte: Ascom/Setre