Sem categoria

Ciclistas fazem ato em solidariedade às vítimas de Porto Alegre

A tentativa de homicídio praticada pelo motorista gaúcho Ricardo Neis na última sexta-feira (25), durante ato da Massa Crítica de Porto Alegre, chocou o país e tem inspirado manifestações de repúdio ao agressor e solidariedade às vítimas em diversas cidades brasileiras e até no exterior. Em resposta ao absurdo promovido em terras gaúchas, ciclistas de Brasília farão ato de solidariedade às vítimas e contra a violência no trânsito na próxima quinta-feira (3).

- BicicletadaDF

Pelo menos 16 ciclistas foram atropelados e cerca de 40 pessoas ficaram feridas em decorrência da atitude criminosa de Ricardo Neis, cuja prisão já foi pedida pelo Ministério Público.

A Massa Crítica/Bicicletada reúne ciclistas sempre na última sexta-feira do mês para reivindicar respeito aos adeptos da bicicleta e pedestres no trânsito. Na última segunda-feira (28), integrantes da Bicicletada de São Paulo foram às ruas para protestar contra o atropelamento dos ciclistas gaúchos e cobrar punição ao responsável. Grupos similares das cidades de Aracaju, Curitiba, Rio de Janeiro, Buenos Aires e São Francisco já confirmaram a realização de atos semelhantes ainda para esta semana.

Violência no trânsito 

Nesta quinta-feira (3), é a vez de os ciclistas de Brasília se manifestarem contra a barbárie no trânsito. Além da solidariedade aos participantes da Massa Crítica de Porto Alegre, motivos locais não faltam: em 10 anos (2000 a 2009), cerca de 2 mil pedestres e ciclistas foram mortos no trânsito do Distrito Federal. Em média, um ciclista morre por semana no Distrito Federal (DF). A mais recente morte registrada aconteceu no último dia 20, na Estrada Parque Taguatinga Guará (EPTG), que tem sido um dos principais focos de incidentes deste tipo. No mesmo dia, outro ciclista foi atingido e arrastado por um taxista no Recanto das Emas. Os dois motoristas fugiram e não prestaram assistência.

A combinação de vias expressas com alto limite de velocidade, falta de estrutura para ciclistas (menos de 10% dos 600 km de ciclovias prometidos pelo governo do Distrito Federal nos últimos anos foram concluídos) e de campanhas educativas e fiscalização contra abusos dos motoristas só têm contribuído para agravar as estatísticas.

É com o objetivo de denunciar esta realidade e cobrar uma mudança de postura do poder público que diversos grupos de ciclistas do DF se reúnem nesta quinta a partir das 12h, em frente ao Museu Nacional, numa pedalada que segue até o Congresso Nacional, onde será realizado ato público de repúdio à violência e pelo respeito a ciclistas e pedestres no trânsito.

Serviço:

Manifestação pela paz nas ruas e contra a impunidade nos crimes de trânsito
Data: 3/3 (quinta-feira), concentração às 12h
Local: Praça das Bicicletas (cimentão do Museu da República).
Pedaladas até o Congresso Nacional

Da redação, com Bicicletada DF