Comissão do Senado aprova criação da subcomissão da Amazônia

Por unanimidade, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado aprovou nesta quarta (2) a criação da subcomissão permanente da Amazônia que irá debater os projetos de desenvolvimento regional e de infraestrutura do turismo na região. A autora da proposta, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), que vai presidir o colegiado, disse que pretende fazer um trabalho muito próximo ao Ministério da Integração Nacional.

Proposta pelo senador Wellington Dias (PT-PI), também foi aprovada a criação da subcomissão do Nordeste. “Eu conversei com o senador Wellington para que possamos elaborar e elencar alguns itens comuns ao Norte e Nordeste. A situação crítica da aviação regional, por exemplo, é um deles. Nós precisamos debater o problema e fazer com que as coisas aconteçam, sobretudo num trabalho conjunto com o Ministério da Integração Nacional”, afirmou a senadora Vanessa.

A senadora ressaltou ao presidente da CDR, Benedito Lira (PP-AL), que as subcomissões darão suporte ao trabalho dele e ajudar na realizações de grandes eventos na Casa.

O senador Wellington Dias disse que as duas subcomissões também podem trabalhar em conjunto temas como desequilíbrio regional e receitas partilhadas com a União. “Podemos sim fazer essa interface, além disso, trabalhar com os governadores, bancadas e os trabalhadores”, considerou.

Para o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) a iniciativa da senadora Vanessa foi muito importante para que a CDR possa debater as especificidades de cada região. “A Amazônia, que representa 61% do território nacional, precisa ter uma subcomissão que se dedique aos assuntos da região.”

De Brasília,
Iram Alfaia