Sem categoria

Carnaval carioca: exuberância na Sapucaí, irreverência nas ruas

Reconhecido em todo o mundo por sua criatividade, o Carnaval do Rio de Janeiro mistura a exuberância dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí e a irreverência dos blocos de rua. Em bairros como Copacabana, Leblon, Ipanema, Jardim Botânico, Laranjeiras e Santa Teresa, os blocos de rua convidam a população para uma festa espontânea, em que a fantasia depende da imaginação de cada um e o ingresso é a animação.

Entre os blocos mais tradicionais estão: Simpatia É Quase Amor, Suvaco de Cristo, Barbas, Empolga às 9, Cordão do Bola Preta, Bafo da Onça, Cacique de Ramos e Monobloco. A festa dos foliões cariocas começa algumas semanas antes do feriado, durante o período conhecido como Pré-Carnaval.

Festas temáticas (com fantasias) e os tradicionais ensaios das bandas e escolas de samba também são responsáveis pela antecipação do clima de folia na cidade. O calendário carnavalesco deste no foi reforçado ainda pela intensa programação cultural nas quadras das 12 escolas de samba do Grupo Especial.

Segundo a Secretaria de Turismo do Rio/Riotur, foram aprovados os desfiles de 424 blocos, que acontecem por toda a cidade. Nas ruas e em determinados bairros são realizadas também as concentrações dos blocos. Com um público em ascensão, o Carnaval de Rua figura – a cada ano – como destaque da programação do carnaval carioca.

Ainda assim, o ponto alto do carnaval do Rio ainda é o desfile das escolas de samba na Sapucaí, nas noites de domingo e segunda-feira. Um show de cores, brilhos e plumas. O desfile das escolas é organizado como uma disputa de campeonato. Fazem parte dos quesitos avaliados: harmonia, cadência da bateria, tempo discorrido do desfile, fantasias, samba-enredo e engenho dos passistas.

Neste ano, em virtude do incêndio que atingiu os barracões da Portela, União da Ilha e Grande Rio, na Cidade do Samba, não haverá rebaixamento. Dessa forma, o desfile de 2012 do Grupo Especial terá 13 escolas – as 12 deste ano, mais a campeã do Grupo de Acesso. Em 2013, duas escolas serão rebaixadas, reequilibrando os desfiles.

Algumas das escolas mais tradicionais são Acadêmicos do Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio, Beija Flor, Estação Primeira de Mangueira, Unidos do Viradouro, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca (grande vencedora do carnaval 2010), Império Serrano, Portela e Estácio de Sá.

Durante o carnaval diversos bailes são realizados nos clubes da cidade. A prefeitura da cidade também realiza bailes populares, abertos ao público em determinadas áreas tradicionais da cidade, como a Cinelândia e Madureira.

Números do carnaval do Rio de Janeiro

– 756 mil turistas são esperados em 2011
– 730 mil turistas foram ao Rio no Carnaval 2010
– US$ 559 milhões é a arrecadação esperada para este ano
– Cerca de 65 mil espectadores são esperados no Sambódromo em cada noite de desfile do Grupo Especial
– 2,5 milhões de pessoas devem comparecer nos blocos de rua
– 424 blocos aprovados para desfilarem pelas ruas da cidade

Da Redação, com informações da Riotur