Sem categoria

Dia da Mulher: Contag prepara Marcha das Margaridas 2011

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) inicia, neste mês de março, como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, os preparativos para a Marcha das Margaridas que ocorre em Brasília, nos dias 16 e 17 de agosto de 2011, na Esplanada dos Ministérios. As Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) ligadas à confederação estão mobilizadas em ações regionais para chamar atenção da população sobre a importância do Dia da Mulher e da manifestação.

Na regional Centro-Oeste, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Distrito Federal (Fetadfe) promove, no dia 8 de março, uma caminhada na Esplanada dos Ministérios, próximo a Rodoviária, com a distribuição de panfletos alertando para o problema da violência contra a mulher.

Na região norte, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (Fetagri/PA) pretendem agitar a terça-feira de carnaval com um bloco carnavalesco que levará para ruas de Belém do Pará a temática da Marcha.

No sul do país, a proposta é fazer caminhada que trarão os eixos da manifestação, em diferentes praias do litoral do Paraná.

2011 razões

Considerada uma das principais mobilizações do sindicalismo rural brasileiro e do movimento das mulheres, a Marcha terá como lema “2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”. A Contag espera reunir, este ano, 100 mil mulheres trabalhadoras rurais das diferentes regiões brasileiras em Brasília.

“Vamos propor e negociar políticas públicas específicas para aquelas que vivem no campo e na floresta”, afirma Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag.

A Marcha das Margaridas foi lançada em 2000 e desde então vêm sendo realizadas a cada três anos, sempre em agosto. Esse é o mês que foi assassinada há 26 anos a líder sindical Margarida Alves. Na sua última edição, em 2007, a mobilização reuniu em Brasília cerca de 50 mil trabalhadoras rurais de todo o Brasil.

A pauta de reivindicação girou em torno de temas como combate à violência, soberania e segurança alimentar e nutricional, terra, água e agroecologia, trabalho, renda e economia solidária, entre outros.

A mobilização é organizada pela Contag, com o apoio das centrais sindicais (CUT e CTB), e outros parceiros como o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MTR-NE), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Movimento de Mulheres da Amazônia (MMA), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe (Redelac) e Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (Cooprofam).

Fonte: Contag