Sem categoria

Thobias da Vai-Vai: o que esperar do Carnaval 2011 em São Paulo

Estamos às vésperas de mais um carnaval e do grande desfile das Escolas de Samba no Anhembi, o sambódromo paulistano. A cidade de São Paulo conta hoje com quase cem entidades carnavalescas, entre blocos, escolas de samba e bandas. Desse total, 14 integram o Grupo de Elite – ou Grupo Especial, como é chamado.

Por Thobias da Vai-Vai*, especial para o Vermelho

Segundo o regulamento, serão cinco jurados para cada quesito e haverá descarte da maior e menor nota, valendo as outras três. Apenas uma escola será declarada campeã. Duas serão rebaixadas ao Grupo de Acesso, que hoje tem oito Escolas. Haverá sorteio antes da apuração para definir por qual quesito começará em caso de empate.

O carnaval paulistano cada vez mais tem sido importante não só no aspecto cultural mas também na geração de empregos (mais de 60 mil postos de trabalho diretos e indiretos) e no aquecimento da economia através do turismo. Como contribuição e informação, abaixo descrevemos um breve histórico do que as escolas vão apresentar no desfile do Grupo Especial a partir desta sexta-feira (4).

Sexta-feira, 4 de março, a partir das 23 horas

Unidos do Peruche
Fundação: 04/01/1956
Enredo: Abram-se as Cortinas! O Espetáculo Vai Começar. 100 Anos de Theatro Municipal de São Paulo a Peruche Vai Apresentar
Nada melhor do que começar um desfile em São Paulo com uma justa homenagem ao nosso Theatro Municipal – que figura entre as obras-primas do grande arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. É uma grande responsabilidade abrir um desfile na sexta-feira, e a escolha deste tema dá um toque de classe e bom gosto à grande festa, além de contribuir de forma didática sobre este tesouro da nossa Pauliceia.

Tom Maior
Fundação: 14/02/1973
Enredo: Salve, Salve São Bernardo, Pedaço do Meu Brasil – Terra Mãe dos Paulistas
Falar em São Bernardo logo nos remete à figura impar do grande presidente Lula e sua trajetória até chegar à Presidência do Brasil. Além da sua importância como berço do sindicalismo brasileiro, a cidade tem muito mais para contar. Localizada entre São Paulo e o litoral, abrigou a Cia. de Cinema Vera Cruz, que deu início à produção cinematográfica no Brasil, revelando inúmeros talentos. O município também é de vital importância ao ecossistema.

Acadêmicos do Tucuruvi
Fundação: 01/02/1976
Enredo: Oxente, o que Seria da Gente sem essa Gente? São Paulo: A Capital do Nordeste
É inadmissível não reconhecer a força do trabalho e a contribuição cultural dos nossos irmãos nordestinos. São Paulo deve muito a esse povo laborioso que, na esperança de dias melhores, veio contribuir para o crescimento da nossa cidade. Na religiosidade, na culinária e na alegria da música, temos no cotidiano da cidade um pouco do sotaque simples e exemplos de humildade.

Sociedade Rosa de Ouro
Fundação: 18/10/1971
Enredo: Abre-te Sésamo, a Senha da Sorte!
O grande compositor e poeta Gonzaguinha disse: “Ninguém quer a morte, só saúde e sorte”. Apostando nisso, a Rosas de Ouro vem abordar um tema que é o desejo de todos – inclusive deles próprios – para conquistar o bicampeonato. O enredo começa reverenciando o universo e o criador; passa pelo Oriente, contando a história de Ali Babá; e nos traz de volta ao presente, onde a busca por sucesso e fortuna às vezes nos afasta da realidade. Mas o carnaval, segundo consta, é uma doce ilusão.

Mancha Verde
Fundação: 18/10/1995
Enredo: Uma Ideia de Gênio
A Mancha Verde exalta a genialidade do ser humano. O cérebro sem limites para criar e assim contribuir para facilitar a vida no planeta – e, quem sabe, até fora dele. Destaca ainda a maior invenção de todas, o universo. Uma grande ideia realmente, que vai nos levar ao passado tão presente.

Vai-Vai
Fundação: 01/01/1930
Enredo: A Música Venceu
A História da Música Clássica não estaria completa se não existisse João Carlos Martins. Além do grande talento musical, hoje ele representa a fé e caridade. Fé por sua luta e determinação. Caridade por sua obra atual – A Bachiana Jovem. O exemplo de superação e o alto astral são atributos daqueles que vêm encarnados com tarefas definidas – e esse grande homem, músico e gênio vem comprovar essa tese.

Pérola Negra
Fundação: 07/08/1973
Enredo: Abraão – O Patriarca da Fé
Fechando a noite de sexta feira, a Pérola Negra nos faz refletir sobre o inicio da crença em Deus, da Fé que transporta montanhas, e sobre qual é a missão do homem na terra. Sem fazer apologia a nenhuma religião, a Pérola se propõe apenas a exaltar e contar fatos descritos no Velho Testamento.

Sábado, 5 de março, a partir das 22h30

Nenê de Vila Matilde
Fundação: 01/01/1949
Enredo: Salis Sapientiae – Uma História do Mundo
A tradicional escola da Zona Leste, ainda sob os efeitos da perda de seu fundador, “Seu Nenê” (1921-2010), abre o desfile de sábado prometendo temperar o Sambódromo do Anhembí com valentia e muito samba no pé – aliás, um quesito que a diferencia das demais. Vem contando e cantando a história do sal, elemento indispensável, principalmente na culinária mundial. Um enredo curioso e cheio de novidades, fazendo valer o objetivo cultural de uma escola de samba. Conta, por exemplo, de onde vem a palavra salário. Pra quem quiser saborear esse tempero, é esperar e conferir.

Águia de Ouro
Fundação: 09/05/1976
Enredo: Com todo Gás a Águia de Ouro É Fogo
O homem inventou a roda e descobriu o fogo. A roda com certeza foi a grande invenção – mas o fogo, até hoje, é um grande desafio, pois tem poder absoluto. É certo que o homem, com sua inteligência, se supera e cria condições para viver em harmonia com os elementos da natureza. E é nessa direção que a Águia de Ouro quer mostrar a importância e os benefícios do fogo.

Mocidade Alegre
Fundação: 24/09/1967
Enredo: Carrossel das Ilusões
Carrossel é movimento – e, a cada movimento, uma imagem nova aparece. O imaginário nos leva a um mundo de ilusões que exterioriza o nosso estado de espírito. Ver para crer ou crer para ver? Pouco importa. Nesse caso, o importante é estar em sintonia e se entregar à alegria e à imaginação. É uma viagem ao passado, ao nosso tempo de infância, em tudo era possível.

Unidos de Vila Maria
Fundação: 10/01/1954
Enredo: Teatro Amazonas – Manaus em Cena
Um teatro de mais de cem anos servindo de palco para exaltar e contar a história desse estado que é o maior da nossa federação. Transportando para o sambódromo fatos que vão perfeitamente justificar a escolha deste belo enredo, a Vila Maria quer chamar a atenção para a importância ambiental do nosso querido Amazonas.

X-9 Paulistana
Fundação: 12/02/1975
Enredo: De Eterna Criança a Embaixador da Esperança. Renato Aragão, Didi Trapalhão!
Uma justa homenagem a um vencedor. Reconhecido pelo seu trabalho junto às crianças, este tema vem no momento em que algo urgente tem de ser feito em favor dos nossos pequenos. É uma homenagem ao grande artista – mas, ao mesmo tempo, devemos aproveitar o assunto para juntos criarmos condições para que se possa ter infância sadia e segura.

Gaviões da Fiel
Fundação: 01/07/1969
Enredo: Do Mar das Pérolas e das Areias do Deserto – A Cidade do Futuro, Dubai, o Sonho do Rei Maktoum
Gaviões da Fiel apresenta a cidade de Dubai, que é considerada a Pérola do Golfo. Muita riqueza e modernidade mostrando o que é possível fazer com os recursos financeiros provenientes da exploração de petróleo. Será um carnaval bem colorido, saindo um pouco do tradicional preto e branco – só não terá cor verde.

Império de Casa Verde
Fundação: 27/02/1994
Enredo: Samba, Sabor, Cerveja. Admirada Há Milênios, a mais Nova Sensação Nacional
Fechando o desfile de 2011, estaremos em boas mãos numa combinação perfeita do samba e da cerveja. A ideia da escola é ir mais profundamente à origem dessa saborosa bebida, contando inclusive suas propriedades e aplicações. E ainda cabe uma homenagem à sua madrinha, Camisa Verde e Branco, que apresentou esse tema e foi campeão alguns anos atrás.

Agora é só rezar para não chover e torcer para que tudo corra bem – e que todas as escolas consigam mostrar a sua arte e evolução!

Bom carnaval a todos!

* Thobias da Vai-Vai é sambista, ator e radialista. Foi intérprete oficial e presidente da tradicional escola de samba Vai-Vai. É presidente de honra da UniPalmares