Doutora da Unicamp é a favor do Parque Estadual Serra do Japi
A bióloga Rozely Ferreira dos Santos, mestre em Botânica e doutora em Ecologia Vegetal, esteve em Jundiaí quinta-feira (3) para as comemorações do Dia da Serra do Japi – celebrado em 8 de março – e afirmou que é favorável à transformação da reserva num parque estadual.
Publicado 04/03/2011 14:35 | Editado 04/03/2020 17:17

Professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autora do livro ‘Planejamento Ambiental – Teoria e Prática’, Rozely foi convidada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí para tratar do tema ‘A importância da conservação ambiental da Serra do Japi’.
A palestra aconteceu na Sala Glória Rocha e reuniu estudantes, moradores da região da serra, integrantes do site Cidade Democrática e ambientalistas. O deputado estadual Pedro Bigardi (autor do projeto de lei que pede a criação do parque) foi o único parlamentar a participar do evento.
Por meio de fotografias, a doutora mostrou as belezas da serra, as diferentes espécies animais e alertou para os riscos que a área sofre por conta da ocupação do homem. Numa pesquisa pela internet, ela identificou vídeos que mostram ações de jipeiros, prática de motocross, incêndios, acampamentos e até tiro ao alvo dentro da Serra do Japi. “Há um excesso de vias de acesso na serra que cria um efeito de borda (alteração na estrutura) assustador”, constatou a especialista.
Emenda
Após a palestra, uma jovem perguntou a opinião da professora sobre a criação do parque estadual. “Sou a favor do parque, porque entendo que esta situação poderá trazer mais fundos”, afirmou Rozely, referindo-se aos recursos que proporcionarão maior preservação da reserva.
No ano passado, uma emenda do deputado estadual Pedro Bigardi aprovada na Assembleia Legislativa garantiu que R$ 16 milhões sejam utilizados exclusivamente para criação e conservação de cinco novos parques no Estado, em 2011.
“Foi uma palestra de altíssimo nível feita por alguém que conhece a Serra do Japi. A Rozely mostrou as belezas da área, mas também apontou as atividades irregulares e ameaças que a serra sofre, como erosões, queimadas, acessos ilegais e a forte especulação imobiliária”, destacou Bigardi. “Tudo isso reforça ainda mais a ideia de que a criação do parque estadual é o melhor caminho para garantir a preservação integral deste patrimônio da humanidade e símbolo de todos os jundiaienses.”
O projeto já tramitou por todas as comissões pertinentes da Assembleia Legislativa de São Paulo e está apto para ser apreciado pelos deputados.
Fonte: Assessoria do deputado Pedro Bigardi