Sem categoria

Perpétua preside comissão sobre prevenção de desastres naturais

“Basta de contabilizar prejuízos. Prevenção custa muito menos que a reconstrução de cidades devastadas”, alertou a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), eleita nesta quarta-feira (16) presidente da primeira comissão parlamentar do país com a missão de encontrar propostas de solução para catástrofes climáticas. A comissão foi criada após enchentes e deslizamentos terem provocado centenas de mortes no Rio de Janeiro, em São Paulo e Minas Gerais, no início do ano.

Perpétua preside comissão sobre prevenção de desastres naturais - Assem Neto

Em seu primeiro discurso, Perpétua convocou um esforço concentrado de todas as bancadas, obtendo apoio irrestrito dos deputados de estados castigados com recentes tragédias naturais, para começar a pensar imediatamente um ousado plano nacional de defesa civil.

Um relatório com medidas preventivas urgentíssimas será apresentado a curto prazo, “não sem antes envolver estados, União, municípios e a sociedade civil”, disse Perpétua, que emitiu moção de solidariedade ao povo japonês.

“As experiências das Forças Armadas, do Ministério da Integração Nacional e ações bem sucedidas de outros países, diz a deputada, serão especialmente avaliadas para evitar transtornos como os ocorridos na região serrana do Rio, os que deixaram milhares de desabrigados em Santa Catarina e no Paraná, as secas no Nordeste e as alagações nos rios da Amazônia”.

“Tenho esperança no capricho da mulher”, disse o deputado Onofre Agostini (DEM-SC), eleito primeiro vice-presidente da Comissão. “Temos que mudar mentes e corações dos governantes e de todos que, por hábito, ainda que inconscientemente, agridem a natureza”.

O relator da comissão será o deputado Glauber Braga (PSB-RJ), que mora em Nova Friburgo, na região serrana do Rio, e vivenciou o problema dos deslizamentos. Ele disse que existem mais de 100 projetos em tramitação na Câmara e no Senado relativos à prevenção de catástrofes climáticas. O parlamentar pretende fazer um levantamento das propostas e sintetizá-las em um único projeto.

De Brasília
Márcia Xavier