Vereadora quer que CMM promova debates sobre tarifa dos ônibus

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) cobrou, nesta quarta-feira (16/03), que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) chame para si o debate sobre a tarifa do transporte coletivo na cidade. As audiências públicas, iniciadas ontem (15) e previstas para ocorrerem até sexta-feira (18), estão sendo realizadas na sede da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

Ela afirmou que Casa Legislativa não pode se ausentar das discussões sobre o aumento da passagem de ônibus, defendendo o envolvimento de todos os segmentos da sociedade no debate desta questão fundamental. “É importante o fortalecimento da democracia participativa onde a sociedade civil passar a discutir as políticas públicas”, disse a parlamentar, criticando às audiências que a Prefeitura realiza para debater a nova tarifa do transporte coletivo.

Lucia Antony entende que o debate realizado pela Prefeitura pode não alcançar o resultado almejado, uma vez que a sociedade não teve acesso prévio à proposta de reajuste sugerido pelo Executivo Municipal. Ela reafirmou que o aumento da passagem do ônibus não pode ser feito de forma exorbitante, ressaltando que quando o reajuste foi feito da última vez, já contemplava a renovação da frota e a modernização do sistema e que, por isso, o aumento deve ser feito em cima da planilha.

Durante as audiências no SMTU, os dados apresentados até agora dizem respeito apenas aos custos das empresas para operarem o sistema. Informações como a margem de lucro das concessionárias do serviço, a demanda por transporte e as respectivas áreas necessitadas e a quantidade de ônibus necessária para suprir a demanda real e a superlotação, por exemplo, sequer foram anunciadas que entrarão em debate.

Os movimentos estudantil e comunitário participam das reuniões a fim de incluir temas relacionados à perspectiva de quem usa diariamente o transporte público, mas até agora não foram contemplados pelos organizadores.

De Manaus,
Anderson Bahia e Anwar Assi