Sem categoria

Executiva do PT desautoriza ato contra Obama

A Executiva Nacional do PT desautorizou ontem a iniciativa de setores do partido no Rio que estão chamando para um protesto contra a visita do presidente americano Barack Obama. No final do dia, coube ao diretório municipal do PT do Rio, por orientação da Executiva Nacional, divulgar nota condenando a mobilização e deixando claro que o partido do governo tem interesse em aprofundar as relações com os Estados Unidos.

Numa posição que contrasta com o amplo consenso formado pela esmagadora maioria das entidades do movimento sindical, popular, estudantil e dos partidos de esquerda e usando métodos que anteriormente dizia condenar, o PT se opõe taxativamente às manifestações de protesto pela presença do chefe do imperialismo estadunidense no país.

"A Executiva Nacional do PT não vai endossar isso. Deve sair uma nota da Executiva se posicionando a favor da visita de Obama", anunciou o deputado Geraldo Magela (PT-DF), que integra a Executiva.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), disse que a mobilização foi uma surpresa para a direção do partido, porque todas as discussões internas têm sido no sentido de reafirmar as relações com o governo americano.

"Somos um partido do governo. O diretório do PT não programou, não autorizou, nem apoia qualquer manifestação contra a visita. Se militantes do PT fizerem isso, será de sua responsabilidade. O PT entende que é necessário aprofundar as relações com os Estados Unidos. Talvez essa forma de expressão não seja a mais adequada", disse o líder petista.

Em nota, o presidente estadual do PT-Rio, Jorge Florêncio, explicou que não existe deliberação por parte do diretório estadual ou municipal pela organização, participação e apoio a qualquer manifestação hostil à visita. Na nota, o PT fluminense desautorizou qualquer membro a manifestar opinião, em nome do partido, que não reflita o posicionamento oficial do mesmo.

"Neste momento em que o nosso país consolida-se como estratégico interlocutor no cenário político internacional, a vinda do presidente Barack Obama ao Brasil, a convite da presidente Dilma, deve ser encarada como importante passo para afirmação dos nossos interesses políticos e comerciais. (…) Constitui-se importante oportunidade de consolidarmos a imagem da Cidade Maravilhosa, do estado do Rio de Janeiro e do Brasil no cenário internacional", diz a nota assinada por Jorge Florêncio.

Fonte: O Globo