Piauí mobiliza pela Jornada Nacional de lutas Estudantil

Durante toda a caminhada, que parou o Centro da cidade os estudantes gritaram palavras de ordem e pediram melhorias para a educação do estado

Jornada de Lutas Piauí - PCdoB
     Concentrados na Praça da Liberdade, cerca de 1.000 estudantes piauienses realizaram uma passeata na Avenida Frei Serafim no Centro de Teresina, e seguiram em direção à Assembleia Legislativa do Estado do Piauí – ALEPI. O ato público é parte da Jornada Nacional de Lutas convocada nacionalmente pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), para essa semana do dia 21 a 25 de março com o tema "A Educação tem que ser 10" cobrando mais investimentos para a educação brasileira.

     Durante toda a caminhada, que parou o Centro da cidade os estudantes gritaram palavras de ordem o pediram melhorias para a educação do estado. Na Assembleia Legislativa, os estudantes realizaram um Ato e protestos para reivindicar aos Deputados Estaduais maiss investimentos na educação piauiense. Na ALEPI os estudantes foram recebidos pelo Dep. Evaldo Gomes que se comprometeu a apresentar um projeto criando a Frente Parlamentar pela Educação e a convocar os demais deputados estaduais e federais na luta por mais investimentos na educação e apoio para derrubada dos vetos aos projetos que destina 50% do fundo social do pré-sal para educação e divisão igual aos estados do royalties do pré-sal.

      De acordo com Cássio Borges, Diretor de Planejamento do Diretório Central dos Estudantes da UFPI, “o governo federal vem mostrando que tem a pretensão de aumentar os investimentos na educação de 5% para 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Nossa luta pelos 10% só começou, pois na proposta do governo ainda é pouco investimento”.

      Entre outras bandeiras de lutas os estudantes pediram o fim do jubilamento de estudantes nas Instituições Públicas de Ensino Superior (recentemente a Universidade Federal do Piauí – UFPI expulsou mais de 2 mil estudantes), pela melhoria do transporte público e pela divisão igual dos royalties do pré-sal para os estados, bem como melhorias para a Universidade Estadual do Piauí, que está sem condições de funcionamento em todos os campi.

     Participaram da organização do movimento as entidades nacionais UNE, UBES, ANPG em conjunto com o movimento estudantil estadual os DCE's da UFPI, IFPI, FSA, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES, o Centro Colegial dos Estudantes Secundaristas – CCEP, grêmios estudantis como o do Colégio Agrícola de Teresina, do LICEU e do IFPI e ainda as entidades de juventude União da Juventude Socialista – UJS, Legião da Vanguarda de Juventudes – LVJ, Juventude Socialista Brasileira – JSB, Juventude do Partido Trabalhista Brasileiro – JPTB, Brava Gente e Instituo Gandhi.