Muitas atividades comemoram 462 anos de Salvador

Salvador completa 462 anos na próxima terça-feira (29/3) e deve receber muitas homenagens até o final do mês. A festa começa no domingo com um show da cantora Ivete Sangalo, no Comércio. Na segunda tem debate promovido pelas fundações Maurício Grabois e Pedro Calmom sobre a história da cidade e na terça-feira os trabalhadores farão uma grande manifestação em praça pública.

Entre mitos e contradições: a formação histórica da cidade da Bahia” é o tema da mesa que acontece na próxima segunda-feira (28/3), às 17h, no auditório da Biblioteca Central, nos Barris. Os palestrantes serão os professores Luís Henrique Dias Tavares e Ubiratan Castro de Araújo, dois dos maiores estudiosos da história da Bahia.

Promovido pelas fundações Maurício Grabois e Pedro Calmon, o debate tem como objetivo refletir sobre a formação identitária de Salvador: seu povo, suas classes e suas raças. Será um também um espaço para discutir questões atuais sobre a cidade, que chega aos 462 anos sem perspectivas de solução para os seus principais problemas sociais.

Protesto na Piedade

Na terça-feira (29/3) será a vez dos trabalhadores comemorarem o aniversário de Salvador. A seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB Bahia) convocou uma grande manifestação para as 10h, na Praça da Piedade, no Centro, para protestar contra a desigualdade que impera na cidade. Lideranças sindicais participam do ato público, que costuma reunir dezenas de pessoas todos os anos.

Muitas entidades do movimento social também devem aderir ao protesto, que tem como marca maior a irreverência. Motivos para protestar é o que não falta, principalmente agora que a cidade vive uma grave crise administrativa e financeira, que ameaça os serviços prestados à população.

De Salvador,
Eliane Costa