Sem categoria

Delegação da Academia Chinesa de Ciências visita a Fapesp

A delegação, liderada pelo vice-presidente da academia, Mianheng Jiang, conheceu melhor o sistema de pesquisa no País e estreitou a cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre os dois países.

Por Mônica Pileggi

A comitiva foi recebida na quinta-feira (16) por Celso Lafer, presidente, Eduardo Moacyr Krieger, vice-presidente, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico, e José de Souza Martins e Sedi Hirano, conselheiros.

Além de Jiang, compareceram os professores Biao Jiang, diretor geral adjunto do Instituto de Pesquisas Avançadas de Shangai, Jinghua Cao, diretor geral da Agência de Cooperação Internacional, e Yingjie Yu, diretor da Divisão de Assuntos Gerais da Agência de P&D em Alta Tecnologia, todos membros da Academia Chinesa de Ciências.

Na exposição sobre a Fapesp, Lafer destacou alguns dos principais programas apoiados pela Fundação, como Bioen, o Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais e o Biota.

Jiang disse ter ficado impressionado com o sistema de apoio à pesquisa da Fapesp, a única agência de fomento estadual que visitaram. A delegação também esteve no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e se encontrou com o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

De acordo com Lafer, ainda é cedo para falar sobre um possível acordo de cooperação, "mas há certos temas da Academia Chinesa de Ciências de interesse comum ao da Fapesp, tais como saúde, energia, espaço, materiais e agricultura", disse.

"A conversa foi geral e preliminar, porém há também interesse no intercâmbio entre pesquisadores e na colaboração científica", disse Brito Cruz.

Foi a segunda vez que membros da Academia Chinesa visitaram a Fapesp. Em agosto de 2010, outra delegação, liderada por Pan Jiaofeng, secretário-geral e diretor de planejamento estratégico da instituição, encontrou-se com dirigentes da instituição.

Fonte: Agência Fapesp