Arruda Bastos – Todos juntos contra a dengue

Arruda Bastos, Secretário de Saúde do Ceará, respondeu à enquete do Jornal O Povo sobre o que falta para controlar o avanço da dengue no Estado. Leia a seguir a íntegra da opinião do gestor publicada neste domingo (03/04).

A dengue pode ser controlada com ações integradas. Em primeiro lugar é preciso mobilizar ainda mais escolas, igrejas e empresas para que todos protejam suas casas e locais de trabalho, telando caixas d`água, limpando quintais e não jogando lixo nas ruas.

Em segundo lugar, os agentes de endemias devem orientar sobre a eliminação dos focos do mosquito em todas as casas, a cada dois meses. Isso precisa ser rigorosamente cumprido.

Em terceiro lugar, as prefeituras devem executar um sistema de limpeza urbana eficiente. Em quarto lugar, a capacitação dos profissionais para o diagnóstico precoce e salvar vidas.

A Secretaria da Saúde trouxe ao Ceará um dos maiores especialistas em dengue do mundo, o médico Eric Martinez, que deixou profissionais de hospitais mais atualizados no tratamento da doença. Em apoio aos municípios, reforçamos a capacitação de médicos e enfermeiros em cidades com quadros mais graves da dengue.

Arruda Bastos
Secretário de Saúde do Estado

Fonte: O Povo